Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 08 de Maio de 2010 às 02:45
Por: Alecy Alves

    Imprimir


Hoje é dia de idoso procurar por vacinas
Hoje é dia de idoso procurar por vacinas

Hoje, sábado, é dia D da campanha de vacinação contra a gripe comum para idosos e de Influenza A (H1N1) também para o grupo de pessoas acima dos 60 anos e, ainda todos aqueles dos grupos prioritários que foram convocados e ainda não compareceram aos postos de saúde.

A abertura oficial da vacinação dos idosos acontece às 9 horas, na sede do Centro de Convivência (CCI), na avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), no Dom Aquino, em Cuiabá.

As autoridades estadual e municipal de Saúde chamam a atenção para os baixos índices de vacinação contra influenza A entre os grupos de idosos com mais de 60 anos, de gestantes (20 a 49 anos) e de jovens (entre 20 e 29 anos). Desse primeiro grupo somente 46,52% se imunizaram até o momento, seguindo de 51,84% de jovens e 56,77% de gestantes.

Por conta da baixa procura em alguma faixas, o Ministério da Saúde pode prorrogar a campanha em Mato Grosso e outros três Estados que vivem a mesma situação – Bahia, Amazonas e Roraima.

INTENSIFICAÇÃO - Neste dia, das 8h às 17 horas, todas as unidades de saúde de Cuiabá estão abertas para vacinar contra as duas modalidades de gripe. O mesmo acontecerá nos 141 municípios mato-grossenses, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

No caso das pessoas com 60 anos ou mais, a vacina poderá ser dupla, para quem ainda não tomou contra H1N1. Contra a comum em um braço e H1N1 no outro, como observa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Ivanete Fortunato.

Ao se dirigir ao local de vacinação, destaca Ivanete, é necessário levar o cartão de vacinação e documento de identificação. A campanha da vacina da gripe comum segue até o dia 21 deste mês. Aqueles que possuem doença crônica também devem tomar dose contra a gripe.

Ivanete alerta sobre a necessidade de a população adotar medidas de higiene como forma de prevenir a gripe: lavar sempre as mãos, evitar tocar boca e olhos, não compartilhar alimentos ou objetos de uso pessoal e cobrir o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

A meta de vacinação contra a gripe comum para Mato Grosso é de 225.031 pessoas maiores de 60 anos. Para Cuiabá, a meta é de 42.428 pessoas. Em Várzea Grande a meta é de 15.975. A meta de cobertura proposta pelo Ministério da Saúde é alcançar no mínimo 80% dos públicos-alvos. O ano de 2009 fechou com 85,80% contra a gripe comum.

GRUPOS DO H1N1 - As pessoas inclusas em todos os grupos prioritários da vacinação contra o Influneza A também devem procurar as unidades de saúde hoje. Para o de gestantes de 20 a 49 anos, de uma meta de 53.503 doses foi alcançada, até o momento, uma cobertura de 56,77%.

Na terceira etapa o grupo prioritário é o de jovens saudáveis de 20 a 29 anos. Para uma meta de 568.388 doses foi alcançada uma cobertura parcial de 51,84%. A quarta etapa contempla o grupo de pessoas com mais de 60 anos portadoras de doenças crônicas, cuja meta é vacinar 45.006 pessoas. Nesta etapa já foi alcançado uma cobertura parcial de 46,52%. Na segunda-feira terá início a quinta etapa, destinada para a população de 30 a 39 anos de idade.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/133379/visualizar/