Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 06 de Maio de 2010 às 12:15

    Imprimir


O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, da Secretaria do Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), completará a marca de 813 bibliotecas rurais e 1.626 agentes de leitura de comunidades rurais formados em todo o Estado de Santa Catarina.

Esse número será atingido no evento de entrega de mais 111 bibliotecas rurais, com o apoio do Banco do Brasil, que vai acontecer nesta sexta-feira, 7, durante a II Feira Sustentável, no Centreventos de Joinville (SC). Também serão capacitados 222 novos agentes de leitura de 107 municípios do litoral catarinense e de quatro municípios do Alto Vale do Itajaí.

O Banco do Brasil patrocinou a fabricação de 300 arcas das letras na Penitenciária de Chapecó, que fornece a mão-de-obra dos trabalhadores sentenciados. Com isso, será possível completar todos os municípios catarinenses com a implantação de bibliotecas rurais.

Durante a Feira Sustentável, logo após a entrega das novas bibliotecas, a Coordenação de Ação Cultural realizará o primeiro Encontro Estadual de Agentes de Leitura do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras do Estado de Santa Catarina, que pretende reunir cerca de 200 representantes de comunidades rurais para discutir a possibilidade de implantação da Rede Estadual de Bibliotecas Rurais, que deverá congregar parceiros de várias instâncias governamentais, de movimentos sociais e sindicais, de universidades e órgãos ligados à biblioteconomia para a gestão compartilhada do Programa Arca das Letras.

A ideia é garantir a fluidez no desenvolvimento e melhor acompanhamento das bibliotecas rurais do estado, já que sua quantidade e capilaridade no interior demanda atuação mais próxima e integrada de todos os agentes envolvidos no processo de  incentivar a leitura e de promover a inclusão do livro no campo.

O encontro deverá também expor e apresentar os casos exitosos de agentes de leitura e de suas bibliotecas rurais e debater estratégias para apoiar a educação no campo e a erradicação do analfabetismo funcional.

Arca das Letras em Santa Catarina

Em Santa Catarina, o Programa Arca das Letras começou sua atuação em 2006 e contou com o apoio da Eletrosul, do Programa Luz para Todos, do BESC e das prefeituras municipais. O número de famílias beneficiadas, até agora, com as bibliotecas rurais chega a mais de 70 mil. O Estado possui 1.626 agentes de leitura capacitados para incentivar a leitura no campo. Agora é o primeiro do país em número de bibliotecas Arca das Letras. O Ceará fica com o segundo lugar, com 777 bibliotecas rurais implantadas, seguido do Rio Grande do Norte, com 671. 

Sobre a Arca das Letras

O Programa Arca das Letras foi criado em 2003, com o objetivo de incentivar a leitura no meio rural brasileiro, por meio da implantação de bibliotecas, da formação de agentes de leitura e da distribuição de acervos em comunidades de agricultura familiar, assentamentos, vilas rurais, comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e colônias de pescadores.

O Arca das Letras implantou em todo o País 7.272 bibliotecas rurais. Até agora, o número de livros distribuídos passa de 1,8 milhão, beneficiando mais de 803 mil famílias do campo.

A administração das bibliotecas é feita por cerca de 14 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural. As bibliotecas são instaladas na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca funcionará e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura. Os acervos contêm livros nas áreas de literatura infantil, para jovens e adulto, de saúde, agricultura, meio ambiente e livros didáticos para pesquisa escolar.
 
Arca das Letras atua em parceria com Estados e Municípios, com o FNDE/MEC, que fornece parte dos livros, e conta com o apoio de artistas, escritores, editores, OnGs, movimentos sociais, uma ampla rede de apoiadores que garantem as condições e os recursos para a chegada das bibliotecas a todos os cantos do país. Com a rede de parcerias, o programa só gasta recursos com a parte administrativa para gestão da ação.

PROGRAMAÇÃO

07 de maio de 2010 – sexta-feira – Joinville/SC

9h – Solenidade de entrega de 111 bibliotecas para comunidade rurais

10h às 12h – Capacitação dos novos agentes de leitura e encerramento da solenidade.

Local: Teatro Juarez Machado - Centreventos Cau Hausen - Avenida José Vieira, 315, América, Joinville (SC).

10h às 19h - Encontro Estadual da Rede de Bibliotecas Rurais Arca das Letras de Santa Catarina.

Local: Salas 09, 10 e 11 - Centreventos Cau Hausen, Avenida José Vieira, 315, América, Joinville (SC).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/133632/visualizar/