Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 23 de Abril de 2010 às 14:41

    Imprimir


Indignados com o leilão da usina de Belo Monte, lideranças indígenas do Xingu, em Mato Grosso, paralisaram desde ontem, quinta-feira (22), a travessia da balsa no Rio Xingu que é operada pelos índios. Por dia, cerca de 60 caminhões, 30 veículos de passeio e ônibus usam os serviços da embarcação.

Segundo o cacique kaiapó, Megaron Txucarramãe, além da preocupação com os prejuízos ambientais que devem ocorrer caso a usina seja realmente construída, os índios também já estão receosos com a viabilização do projeto de construção do complexo de hidrelétricas previsto no Rio Xingu.

Esta é a segunda vez que os kaiapós decidem parar os serviços de travessia da balsa no Rio Xingu em protesto contra a construção da usina de Belo Monte, em Altamira no Pará. A primeira aconteceu em 2009.

A manifestação reuniu, durante seis dias, lideranças das 15 etnias que moram no Parque do Xingu, e cerca de 300 pessoas. O movimento foi liderado pelo cacique Raoni Metuktire, que também está presente na manifestação atual.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/135132/visualizar/