Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 22 de Abril de 2010 às 19:07

    Imprimir


Divulgação
Governo pede que postos de saúde abram no sábado para vacinação
Governo pede que postos de saúde abram no sábado para vacinação

O Ministério da Saúde recomendou que os Estados e municípios abram os postos de saúde para vacinação contra a gripe A (H1N1), popularmente conhecida como suína, e a comum. O governo diz que negociou a situação com o Conass e o Conasems (conselhos de secretários de saúde estaduais e municipais, respectivamente), o que indica que todos vão acatar a decisão. 

 

Na prática, isso estende o prazo de vacinação contra a gripe suína para grávidas, crianças de seis meses a dois anos, doentes crônicos e jovens saudáveis de 20 a 29 anos, que acabaria nesta sexta-feira (23). A decisão foi tomada após uma pesquisa feita com 1.500 pessoas e que indicou que 40% da população-alvo das primeiras etapas da campanha não havia se vacinado ainda por falta de tempo. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pede que as pessoas usem o dia de folga para ir ao posto. 

–  O sábado será uma ótima oportunidade para que aqueles que têm indicação e ainda não fizeram por falta de tempo possam ir ao posto se proteger contra a gripe.

De acordo com o governo, as pessoas que estão nesses grupos e ainda não tomaram a vacina poderão ser imunizadas depois, com outras parcelas da população. Mas o ministério trata isso como exceção e recomenda que as pessoas respeitem os prazos.

Nas regiões Norte e Sul, neste sábado também começa a campanha nacional de vacinação contra a gripe comum, que vai até 7 de maio. Estão incluídas na ação pessoas acima de 60 anos. Os idosos que também tiverem doenças crônicas serão, ao mesmo tempo, vacinados contra a gripe suína.

Nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, o início da campanha foi adiado para o dia 8 de maio – o prazo vai até 21 de maio. A medida foi tomada porque o Instituto Butantan, responsável pela produção da vacina, não conseguirá entregar 100% das doses a tempo. Segundo a instituição, uma nova encomenda do Ministério da Saúde, de mais 30 milhões de doses, fora os 33 milhões pedidos anteriormente, demandará mais tempo para ser entregue.

Mas, de acordo com o governo, os idosos do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste que quiserem antecipar a vacina contra o H1N1 e já ir ao posto a partir do dia 24 de abril podem fazer isso, mas precisam lembrar de voltar ao local para tomar a dose contra a gripe comum.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/135248/visualizar/