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Economia
Terça - 20 de Abril de 2010 às 14:43
Por: Juliana Morato

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A Comau do Brasil, multinacional do Grupo Fiat que é referência em fornecimento de linhas de produção automatizadas e gestão de ativos industriais, juntamente com as outras unidades mundiais da empresa, passou a utilizar o PMO (Project Management Office ou Escritório de Gestão de Projetos) como solução empresarial. O sistema foi criado com o objetivo de promover a integração de todas as unidades da empresa, diminuindo a distância entre as estratégias e ações, unificando os procedimentos e padronizando os processos.

“As diferenças entre as diversas unidades pelo mundo são grandes barreiras e, como não tínhamos um modelo único de trabalho, acabávamos adotando modelos de gestão bem distintos em cada localidade, o que dificultava muito a comunicação global”, conta Alejandro Solis, Superintendente da Comau Mercosul

Na Comau do Brasil, o PMO começou a ser adotado em 2007, com o programa PM Family, que formou uma equipe/“família” de gerenciamento de projetos, um time formado por experts em gerenciamento de projetos, programas e portifólio, que é composto por gerentes de projetos, planejadores, controllers e integrantes de equipes de projetos. Para isso, foram capacitados os Project Managers Professional (profissional de gerenciamento de projetos, em português) e, posteriormente, os principais representantes das áreas de suporte e do Comitê Diretivo da empresa. “O objetivo era que esses colaboradores, que trabalham ou estão diretamente ligados aos projetos da Comau, se desenvolvessem e se transformassem em agentes de mudança internos”, Alexandre Sörensen Ghisolfi, responsável mundial pela implantação da metodologia na Comau.

Hoje, a Comau do Brasil colhe os resultados obtidos a partir da adoção do PMO e os clientes já percebem a maturidade da empresa em gerenciamento de projetos. Um bom exemplo é o KR-4, projeto da Mitsubishi Motors que foi todo conduzido seguindo a nova metodologia. O resultado comprovou que, quando se faz a gestão seguindo as melhores práticas, é possível alcançar resultados mais concretos. Também foi comprovado que a nova ferramenta contribui para a diminuição de custos e para o aumento na qualidade do serviço, além de auxiliar no plano de novos negócios da Comau.

O PMO reformulou o modelo de negócios da Comau. A empresa passou a desenvolver ações que geram melhores práticas internacionais em gestão de projetos. Uma solução empresarial para integrar todas as suas unidades e gerar melhores resultados.


SOBRE A COMAU

A Comau é uma empresa do Grupo Fiat que tem sede em Turim, na Itália. Com atuação global, há mais de 30 anos, está presente em diversos países na América do Norte, América Latina, Ásia e Europa, contando com mais de 12 mil colaboradores. No Brasil, tem cerca de seis mil profissionais que atuam em nove estados, nos segmentos automotivo, siderúrgico, mineração, papel e celulose, portuário, petroquímico e manufatura.

É referência em automação industrial, atuando no desenvolvimento e construção de robôs industriais de alta tecnologia, linhas de montagem de câmbio e transmissões, dispositivos de manipulação e solda, sistemas de produção, centros de usinagem e transportadores especiais. Além disso, desenvolve protótipos, projetos e constrói linhas de montagem para o segmento automotivo (veículos, câmbio e motores), dentre outros projetos de engenharia aplicados aos vários segmentos industriais.

Além disso, a Comau é especializada em gestão de ativos industriais, com foco na prestação de serviços de manutenção industrial em máquinas e linhas de produção, bem como o desenvolvimento de projetos de valor agregado para os clientes.

Fazem parte do portifólio da Comau empresas como Fiat Automóveis, Companhia Siderúrgica Nacional, Braskem, Petrobras, Anglo Ferrous, Suzano Papel & Celulose, Ford, GM, Peugeot Citröen (PSA), Votorantim, Lanxess, Renault, etc.

www.comau.com.br






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