Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 20 de Abril de 2010 às 08:31

    Imprimir


Mato Grosso é um dos estados em que será adiado o início da campanha de imunização para idosos contra a gripe comum – a sazonal. Segundo divulgou ontem o governo federal, pessoas com mais de 60 anos das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste terão de esperar um pouco mais para a imunização, que será de 8 a 21 de maio.

Problemas com o abastecimento das vacinas de gripe comum levaram o Ministério da Saúde ao adiamento da campanha. Por isso, a data estabelecida antes – de 24 de abril a 7 de maio - agora serve apenas para as regiões Norte e Sul para imunização contra a gripe sazonal.

Nos Estados em que a campanha foi adiada, os Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais (CONASS) reforçam a informação de que a mudança de cronograma não prejudica a saúde dos idosos. E os problemas que levaram ao adiamento nessas regiões são específicos das vacinas de gripe comum.

Tanto que os idosos com doenças crônicas, que precisam também da imunização para a nova gripe, poderão antecipar esta vacina a partir do dia 24. Ou seja, não precisarão esperar para tomar as duas vacinas de uma só vez, quando a campanha adiada já estiver sendo executada, mas precisarão voltar depois para receber a dose contra a gripe comum.

As vacinas são produzidas pelo Instituto Butantã, em São Paulo, e serão entregues em três remessas ao governo federal nas regiões alteradas. Mais de 6 milhões de doses já foram distribuídas pelo instituto, fornecedor do governo federal. O Butantan também vem fornecendo 63 milhões de doses contra a gripe H1N1 para todo o país

Em Mato Grosso, a Saúde estadual ainda aguarda o posicionamento dos polos de vacinação quanto ao abastecimento de vacinas. Há informações de que há locais desguarnecidos até dos dois tipos de doses oferecidas pela campanha nacional de imunização. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde, a Pasta vai se pronunciar sobre o problema a partir de hoje.

H1N1 – De acordo com os últimos dados divulgados pelo Estado, a gripe suína ainda não produziu óbitos – um, em Cuiabá, está ainda sendo estudado e outros dois, no interior, foram descartados. Em todo Mato Grosso, 35 casos foram notificados até agora. (Com assessoria)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/135607/visualizar/