Empresários tiram dúvidas sobre Licitações do Governo durante o 2° Fomenta Mato Grosso
Proprietários e administradores de micro e pequenas empresas tiraram suas dúvidas sobre as Licitações do Governo do Estado nessa quinta-feira (15.04), durante o 2° Fomenta Mato Grosso, evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que encerra nesta sexta-feira (16.04) no Centro de Eventos do Pantanal.
Uma das atividades do segundo dia de evento foi o ‘Encontro de Oportunidades’, que é uma reunião de aproximadamente 20 minutos entre gestores públicos das esferas municipal, estadual e federal com empresários de micro e pequenas empresas. “Esta foi a oportunidade que os administradores destas empresas tiveram para esclarecer suas dúvidas, ou seja, foi uma interação entre o setor público e privado onde não houve compra e venda em si, mas sim um conhecimento das licitações por parte dos empresários e os entes públicos puderam detectar possíveis fornecedores”, ressaltou o técnico da unidade de políticas públicas do Sebrae e um dos organizadores do evento, Giovanni Bragaglia.
Entre os órgãos e entidades que foram convidados a participar do ‘Encontro de Oportunidades’, estava a Secretaria de Estado de Administração (SAD), representada pelo superintendente de Aquisições Governamentais, Edson Monfort, e pelo pregoeiro Hudson Fabiano Costa. “Este é o segundo ano que o Fomenta Mato Grosso está sendo realizado, e ficamos honrados com o convite para participarmos das duas edições do evento. Isso mostra a transparência do Governo do Estado nas suas licitações e é também um reconhecimento da sociedade empresarial, por meio do Sebrae”, afirmou Monfort.
De acordo com o superintendente, em 2005 um decreto estadual facilitou a participação destas empresas nos certames, que são dirigidas por cidadãos mato-grossenses. “As microempresas geram receita e emprego, e o Estado ganha com isso”. Segundo ele, além de comprar barato, por meio do pregão, nas modalidades compra imediata e registro de preço, o Estado adquire com qualidade. “Focamos sempre no cumprimento da legislação demonstrando transparência, um exemplo disso foi a disponibilização dos certames na internet, em tempo real”.
Esclarecimentos sobre como se cadastrar para ser um fornecedor do Estado, sobre as facilidades do sistema informatizado, o gerenciamento do registro de preço por parte da SAD, além de sanar possíveis dúvidas foram alguns assuntos abordados na conversa entre representantes de Licitações da SAD e empresários de microempresa, segundo Hudson. Para ele, o evento é uma forma de auxiliar e facilitar a participação das micro e pequenas empresas nas licitações do Governo. “Aumenta o número de participantes de Mato Grosso nos certames, fomentando o mercado local”.
POSSÍVEIS FORNECEDORES
A procura de informações na área de licitações do Governo para habilitar a sua microempresa levou o proprietário da L Som produções, Elisson André de Lima e Silva, a buscar a SAD no ‘Encontro de Oportunidades’. “Pretendia saber quem pode se cadastrar, quais documentos necessários, como este deveria ser feito, as vantagens que a micro empresa tem, o sistema de licitações do Estado. Foi uma oportunidade única onde em pouco tempo, tirei as minhas dúvidas e fiquei sabendo que a minha empresa pode ser cadastrada”, revelou.
Para ele, a agilidade, a transparência e o cumprimento dos prazos são os principais motivos que levam as microempresas a participarem das licitações do Governo. “Pelo que sei, o Estado não atrasa o pagamento dos contratos, e desta forma, é possível trabalhar com tranquilidade, planejamento e metas”, avaliou.
A gerente de marketing e eventos da Cervejaria Mama Gaya, Juliana Zefiro também procurou informações sobre as licitações do Governo, visando a possibilidade de realizar eventos para o Poder Executivo Estadual. “A nossa intenção é colaborar com o Estado, fornecendo o nosso espaço para lançamentos, confraternizações e eventos. Já conhecia o site da SAD, que possui um link do Portal de Aquisições, e resolvi comparecer para saber mais sobre os certames”, explicou.
O evento continua nesta sexta-feira (16) com seminários e stands. A Secretaria de Estado de Administração (SAD) continuará sua participação no 2º Fomenta MT com stand para prestação de informações sobre licitações do Estado.
Os interessados em mais informações podem acessar o Portal de Aquisições através do site da SAD (www.sad.mt.gov.br).
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