Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 16 de Abril de 2010 às 03:12
Por: Sérgio Guimarães

    Imprimir


Curso serve para viabilizar a produção agregando valor ao produto, diz instrutora
Curso serve para viabilizar a produção agregando valor ao produto, diz instrutora

Os parceleiros do P.A. Campinas, em São José do Rio Claro, concluíram nesta sexta-feira (09) o curso de produção de derivados do leite, que tem carga horária de 40 horas/aulas e começou no dia 5, com a participação de 13 alunos.

As aulas foram ministradas pela instrutora Sueny Marques Marcele, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de São José do Rio Claro e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na residência da Sra. Adailze Alves (Dona Alda), que disponibilizou o local. Foram ensinadas técnicas de pasteurização, verificação da qualidade, feitura de doces, queijos, bebidas lácteas e informações sobre legislação.

Ao todo, os participantes confeccionaram seis tipos de produtos derivados do leite: meia cura, ricota, frescal, petit suíço e “todinho”. O objetivo do curso, segundo a instrutora, “é viabilizar a produção agregando valor aos produtos”. A matéria-prima utilizada na confecção dos derivados foi doada pela comunidade, que enxergou no curso uma oportunidade de aumentar a renda familiar.

Este é o segundo curso de derivados de leite oferecido em São José do Rio Claro. O primeiro foi ministrado em meados de outubro de 2009 no P.A. Santana da Água Limpa, com a participação de 14 parceleiros. Hoje eles já estão providenciando a documentação para a criação de uma cooperativa de produção.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/135996/visualizar/