Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 14 de Abril de 2010 às 20:57

    Imprimir


O Google vai recorrer de uma decisão judicial que determinou a realização de auditoria no seu serviço de link patrocinado conhecido como "Adwords", que responde por mais de 80% do faturamento da companhia.

A decisão do juiz Luiz Fernando Cirillo, da 31ª Vara Cível de São Paulo, foi tomada após uma ação movida pela Hotlist, uma agência de publicidade digital que hoje está praticamente inativa.

O processo se arrasta desde 2007. Na ação, a Hotlist alega que seus clientes contestaram os valores cobrados pelo Google exigindo auditoria no cálculo da audiência. Segundo o advogado da Hotlist, José Maria Trepat Cases, essas empresas querem ter certeza se os cliques gerados ocorreram.

Toda vez que um internauta faz uma pesquisa no Google digitando uma palavra, aparecem links de empresas relacionadas ao tema da busca ao lado. Caso um desses links seja clicado, a empresa paga um valor pré-definido ao Google.

Em comunicado, o Google diz que, ao assinar o contrato, a Hotlist reconheceu que a ferramenta de contagem de cliques do Google elimina cliques forjados por robôs desenvolvidos por criminosos virtuais para fraudar o acesso às páginas. Ainda de acordo com o contrato, o Google diz que seus clientes aceitam as condições de que não haverá auditoria nos cliques.

A decisão da Justiça determina que o Google abra seu sistema para que essa checagem seja feita. Com base nela, a Hotlist espera ter como resultado uma diferença de R$ 2 milhões, valor que ela espera receber do Google.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/136184/visualizar/