Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 08 de Abril de 2010 às 17:29
Por: Agência Folha

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que atuará para conter a volta da inflação. "Farei tudo que estiver ao meu alcance para não deixar a inflação voltar", disse, em Brasília. "Eu já vivi de salário e sei que inflação come exatamente o salário de quem ganha menos", disse. "Por isso minha briga contra a inflação não é uma briguinha momentânea. É uma briga de toda a vida."

Em Porto Alegre, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a inflação deverá fechar o ano próxima do centro da meta do governo, de 4,5%. Segundo ele, os 2% acumulados desde janeiro foram puxados por aumentos sazonais (alimentos, tarifas de ônibus e mensalidades escolares) e o índice deverá cair a partir de agora.

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) --índice oficial do país-- registrou alta de 0,52% em março, mais baixa do que a de fevereiro (0,78%). Nos últimos 12 meses, o índice, divulgado hoje, acumula variação de 5,17%, bem acima da meta anual. No caso dos serviços, a inflação de março foi de 0,72% no mês passado e 6,8% entre abril de 2009 e março de 2010.

Mantega negou que o Brasil esteja vivendo uma inflação de demanda --causada pelo aumento do consumo sem o acompanhamento da oferta.

"A indústria tem capacidade de responder a toda a demanda. Na falta de produção interna, temos as importações, que são livres. Elevação de preços é nos serviços. Mesmo assim há uma elevação normal porque estamos em um ano de crescimento. Inflação está sob controle e está descendente", disse, após reunir-se com industriais gaúchos.

Na quarta-feira, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, havia dito que a ordem do governo é atuar fortemente contra a inflação.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/136848/visualizar/