Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 08 de Abril de 2010 às 04:09

    Imprimir


Um dos serviços que tem recebido atenção especial do atual governo municipal é o de Saúde Mental, principalmente pelo fato do número considerado alto de pessoas que apresentam transtornos psicológicos dos mais diversos, causando desconforto familiar e também para a sociedade.

O assunto é discutido amplamente pela administração que já reuniu sociedade civil organizada, como Maçonaria, Rotary Club, Sindicatos, Igrejas, Associações e inclusive secretários municipais de saúde dos municípios vizinhos, visando à implantação de um Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS). O projeto está em andamento e é perseguido com especial atenção, com o intuito de ajudar as famílias e as pessoas acometidas pelos problemas mentais, inclusive um prédio já foi avaliado como o que oferece melhores condições para instalação do centro, que vai atender também pessoas com problemas ligados a drogas licitas e ilícitas, que possuem números alarmantes. O número de suicídio, principalmente envolvendo jovens, chama a atenção das autoridades municipais, que acreditam poder contribuir para diminuir as estatísticas nada animadoras.

O prefeito municipal, Neurilan Fraga, lamenta que pessoas perambulem pela cidade, outras se envolvam com drogas e álcool, por exemplo. Para ele deveria haver um maior comprometimento das famílias quanto ao tratamento de familiares acometidos por algum tipo de doença mental. “Sempre me incomodei com o numero de pessoas com problemas mentais, com o sofrimento das famílias e estamos buscando mudar esse quadro, não é fácil, depende de recursos e uma estrutura que de fato apresente resultados práticos para ambos os lados” frisou ele.

Os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, revelam o problema e deixa clara a necessidade de ações urgentes a fim de provocar uma reviravolta numa cidade com pouco mais de seis mil habitantes. É necessário também que as famílias procurem mais o serviço, diminuindo assim o sofrimento de todos. Nortelândia é um município pioneiro na implantação do Programa de Saúde Mental.

A responsável pela execução do programa, Psicóloga Cleusa Monte Sião, esclarece que dentre os 400 atendimentos, estão pessoas encaminhadas por cardiologistas, neurologistas, clinico geral e outras áreas especificas, com os mais variados tipos de problemas como ansiedade, depressão leve e aguda, Acidente Vascular Cerebral (AVC), problemas cardíacos, epilepsia, entre outros.

“Estes números não são apenas pessoas com transtornos mentais, que aliás, é um conceito muito amplo, atendemos neste programa uma gama de pessoas acometidas por várias patologias” frisou.

Ainda de acordo com ela, o programa de Saúde Mental de Nortelândia, têm atendido pacientes das cidades vizinhas de Santo Afonso, Arenápolis e Nova Marilândia, diariamente, levados pelas respectivas secretarias municipais de saúde ou familiares. “Atendemos a todos até por que entendemos que o SUS é universal, e as pessoas precisam ser bem atendidas e ter uma resposta do poder público e do profissional para seus problemas” concluiu.

Atualmente mais de 240 pessoas utilizam medicamentos controlados e 121 pacientes estão em tratamento. O serviço ainda atendeu neste três meses de 2010, cerca de 10 pessoas com dependência química e outras 34 passaram por terapia individual.

Veja o quadro:

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PSICOLOGA (SAUDE MENTAL)

01, 02,03 de 2010

 

ATIVIDADES / ATENDIMENTO

TOTAL

Usuário de medicação controlada

245

Usuário de álcool e droga (dependente químico)

10

Visita domiciliar

04

Encaminhamentos para tratamentos especifico

07

Encaminhamentos para casa de amparo

03

Atendimento domiciliar noturno

07

Avaliação via Judicial no presídio e fora do presídio

09

Avaliação Escolar sala de recurso

19

Avaliação para concursados ou contratados

24

Atendimento aos Sábados e domingos

07

Visita ao presídio para avaliação e conduta

07

Terapia individual

34

Ludoterapia / criança

08

Terapia em leito

01

Total de pacientes em tratamento

121





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/136935/visualizar/