Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 06 de Abril de 2010 às 14:56
Por: André Sartorelli

    Imprimir


SXC
Estudo aponta que conexão à internet ainda é muito cara no Brasil, o que dificulta o acesso
Estudo aponta que conexão à internet ainda é muito cara no Brasil, o que dificulta o acesso

Apesar de o acesso à internet estar crescendo no Brasil, ainda há muita gente que fez apenas metade do caminho da inclusão digital. Dados divulgados nesta terça-feira (6) indicam que 4,8 milhões de casas em que já há ao menos um computador não têm acesso à internet. Isso representa 26,22% dos domicílios em que há PCs.

 

A informação é da 5ª Pesquisa Sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC Domicílios 2009), divulgada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

O estudo indica que, até o ano passado, 18,3 milhões de domicílios, o que representa 32% das casas brasileiras, tinham um computador – em 2008, esse número era de13,9 milhões. Enquanto isso, em 2009 o acesso à internet chegou a 13,5 milhões de casas (24% do total), contra 10 milhões no ano anterior.

Em nota, o NIC.br diz que, "apesar do número de lares com computador ter atingido seu maior nível de crescimento desde o início da pesquisa, o acesso à rede não acompanhou este aumento".

– Nota-se aumento na proporção de domicílios com computador, mas sem acesso à Internet, demonstrando que o custo do acesso à rede ainda é elevado.

E a maior parte das casas conectadas no Brasil (66%) usa internet em banda larga. Os pesquisadores dizem que, "apesar de se concentrar nos domicílios economicamente mais favorecidos, a taxa de crescimento anual mostra que a população com menor renda possui cada vez mais esse tipo de conexão".

LAN houses perdem preferência 

As LAN houses perdem cada vez mais a preferência dos brasileiros como local de acesso enquanto navegar de casa se torna mais comum ao passar dos anos. Em 2008, 48% dos usuários de internet no Brasil recorriam às LAN houses e 45% acessavam de casa.

 

Os números de 2009 mostram uma inversão: 48% contra 42%, com vantagem para os domicílios. Desde 2007, é a primeira vez que a o acesso residencial predomina sobre o de LAN houses na pesquisa TIC Domicílios.

A queda no uso desses centros pagos de acesso acontece inclusive nas camadas menos favorecidas economicamente da população.

Aumenta o uso de telefone fixo

O ano passado registrou uma mudança na tendência de queda do uso de telefonia fixa, como foi possível observar nas pesquisas TIC desde 2005. Até 2008, havia uma propensão da telefonia fixa ser substituída gradualmente pelo uso de celulares, mas no ano passado 44% do total de domicílios do país usavam o telefone fixo, contra 40% registrados um ano antes.

Uma das possíveis explicações é o alto preço cobrado pelos pacotes de telefonia móvel, ao mesmo tempo em que planos para fixos são bastante divulgados pelas operadoras. Outra contribuição é a oferta de pacotes que têm serviço de TV por assinatura, acesso à internet rápida e telefonia fixa.

No entanto, de acordo com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) somente o resultado de 2010 poderá mostrar se o crescimento dos fixos é uma tendência ou se o resultado de 2009 foi exceção.





Fonte: do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/137112/visualizar/