Pátio discute gestão das escolas em reunião com diretores
Com a meta de oferecer ensino de qualidade para os estudantes de Rondonópolis, o prefeito Zé Carlos do Pátio se reuniu com diretores e coordenadores da rede municipal de ensino. O encontro desta sexta-feira (19), acompanhado por gestores da zona urbana e rural, contou com a presença também da equipe técnica da Secretaria de Educação. A pauta de reivindicações abordou a agilidade no repasse dos recursos financeiros para que as unidades possam iniciar o ano letivo já com a estrutura adequada. Dentre outros assuntos está a merenda escolar oferecida aos estudantes.
Como o repasse do Governo Federal, por meio do FNDE, acontece somente em março, após o início das aulas, o prefeito fez o compromisso de encaminhar a contrapartida do município imediatamente. “Quero valorizar o diretor e o coordenador e dar condições de trabalho aos educadores. Quem lucra são os alunos que recebem atendimento diferenciado e de qualidade”, disse. Pátio também incluiu no repasse, o recurso destinado à alimentação para os que frequentam a Educação de Jovens e Adultos – EJA.
No entanto, o prefeito pediu atenção especial à agricultura familiar. A sugestão é que as escolas contemplem os pequenos produtores na hora de comprar os produtos para a merenda escolar. “A nutricionista pode adequar o cardápio ao que é produzido nas comunidades rurais. Investimos na qualidade da alimentação na rede municipal e ao mesmo tempo, promovemos o desenvolvimento da agricultura familiar”, destaca.
A secretária de Educação, professora Marilda Soares Rufino, esclarece que as propostas definidas na reunião vão compor um documento que vai servir de base para futuras análises do prefeito. “Os profissionais solicitaram o encontro e agora vamos aguardar a avaliação para ver o que é possível fazer ainda este ano ”, fala.
O encontro seguiu pela manhã com a participação dos vereadores Adonias Fernandes e Reginaldo Souza Santos, o presidente do Sispmur, Rubens Paulo e o presidente do Impro, Josemar Ramiro. Acompanharam também os secretários de Administração, Gerson Araújo de Oliveira; de Planejamento, Antonio Miranda; Infraestrutura, Ronaldo Iticava Uramoto e de Agricultura, Valdir Correa, além do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis – Coder, Darci Lovato.
Comentários