Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 17 de Março de 2010 às 16:23
Por: Amanda Polato e Rafael Sampaio

    Imprimir


Instituições federais que aderiram ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) começaram, nesta quarta-feira (17), a realizar chamadas próprias para preencher vagas remanescentes, que não foram preenchidas no período de matrículas. Antes, as rodadas e chamadas extras eram realizadas pelo Sisu.

 

Alunos devem ficar atentos aos sites das faculdades para conferir as listas e saber se foram aprovados.

No caso da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano), por exemplo, a nova chamada vai sair nesta quinta-feira (18).

Já a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) só divulgará a nova lista de aprovados no dia 20 de março. A matrícula, no caso da Unifesp, está prevista para o dia 24 de março.

A UFPel (Universidade Federal de Pelotas) informa que sua nova convocação vai sair no dia 21.

Falhas no sistema

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), estudantes que apareceram como aprovados na lista de espera do Sisu e depois foram reprovados devem procurar as universidades a que concorreram para saber se irão obter a vaga.

Felipe Luis Caravieri, de 21 anos, foi um dos alunos que enfrentou a falha no sistema. Mas o problema foi resolvido hoje, quando ele viu seu nome na lista de aprovados em vagas remanescentes.

No domingo (14), ele acessou o site do Sisu e viu que estava aprovado no curso de engenharia elétrica na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Ele estava na 9ª posição de 11 vagas. No mesmo dia, mais tarde, Felipe entrou na página novamente e viu que era o 9º de 7 vagas - não tinha passado.

Hoje a faculdade liberou três vagas (que não foram preenchidas no período de matrícula) e o estudante foi convocado. Agora, ele brinca:

- Espero que a vaga fique lá, não suma de novo.

Felipe não está com tanto receio de perder a vaga, mas diz que só vai comemorar a aprovação depois de estar matriculado.

Processo judicial

Alguns estudantes pensam em entrar na Justiça pela alteração no sistema. Muitos ainda não sabem se vão conseguir vagas ou que já perderam a chance de entrar na faculdade.

Isabella de Oliveira Alves Farina, de 20 anos, chegou a ser aprovada em medicina na UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), mas descobriu que as vagas foram reduzidas no sistema. Uma nova lista de convocados só deve sair nesta quinta-feira (18).

- Tenho vários amigos que foram prejudicados e penso em cooperar com eles caso decidam entrar na Justiça.





Fonte: do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/139396/visualizar/