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Tecnologia
Quarta - 10 de Março de 2010 às 11:40

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A Positivo Informática – maior fabricante de computadores do Brasil – terminou o ano de 2009 com 1,77 milhão de unidades vendidas (10,9% a mais que em 2008). Só no varejo, as vendas chegaram a 1,43 milhão, 21,4% a mais do que no ano anterior.

Os brasileiros ainda compram mais computadores de mesa da marca (1,06 milhão de máquinas) do que laptops (714,2 mil). No entanto, esse último tipo de PC é o que apresentou maior crescimento (50,2%) no ano passado em relação a 2008. A venda de PCs cresceu 40,2%.

A participação em todo o mercado de computadores da empresa alcançou 16,1% em 2009 – em 2008 tinha 13,6%. No segmento de varejo, esse índice chegou a 29,9%. A empresa é mais forte na comercialização para instituições governamentais e educacionais, em que detém 34,9%. Do total vendido ao setor empresarial, a Positivo comercializou 2,8%.

A empresa informa que o faturamento chegou a R$ 2,51 bilhões, crescimento de 12,7% sobre 2008.

Números do setor em 2009

Os computadores portáteis, como notebooks e netbooks, levaram o mercado brasileiro de computadores "nas costas" e impediram uma queda maior do setor no ano passado. As vendas de PCs caíram 6,4% em 2009, na comparação com 2008, chegando a 11 milhões de unidades vendidas. Os dados são da consultoria IDC.

Mas as vendas de notebooks cresceram 19% no ano passado, chegando a 3,8 milhões de máquinas comercializadas. Essa alta foi gerada principalmente por usuários domésticos, que compraram 36% mais notebooks em 2009, enquanto entre as empresas (mercado corporativo) houve uma queda de 16%.

Já os desktops (computadores de mesa) registraram 16% de queda nas vendas, chegando a 7,2 milhões de unidades – o número leva em conta os mercados doméstico e corporativo.





Fonte: Do R7

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