Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 02 de Março de 2010 às 14:39
Por: Cirilo Junior

    Imprimir


O bom desempenho do mercado interno e a melhor imagem do Brasil no exterior vão impulsionar o mercado do turismo esse ano no Brasil. Essa é a expectativa do ministro Luiz Barretto (Turismo), que divulgou nesta terça-feira estudo que mostra que as empresas ligadas ao setor pretendem contratar mais este ano.

A boa perspectiva é ampliada pelo desempenho recorde do mercado doméstico em janeiro. Foram 5,6 milhões de desembarques, volume 3,4% maior do que o desempenho de outubro do ano passado, nível recorde até então.

A 6ª Pacet (Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo), feito em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), mostra que as 80 principais empresas do setor estimam ampliar em 4,9% o número de pessoal contratado, na comparação com o ano passado. O turismo receptivo (11%) e os meios de hospedagem (7,8%) são os segmentos que devem liderar o aumento de pessoal no turismo em 2010.

O otimismo do setor é refletido pela perspectiva de faturamento este ano. As empresas consultadas, que empregam 85 mil pessoas, esperam faturar, em média, 14,6% a mais do que em 2009. Juntas, obtiveram receita de R$ 35 bilhões.

"Nos meus 47 anos, é o melhor momento que a gente vive. Temos que aproveitar essa chance, com Copa e Olimpíada, no momento em que o país está crescendo", afirmou Barretto.

Oferta de crédito

O ministro destacou ainda a melhora na oferta de crédito para o setor, que vem, juntamente com o crescimento da economia, ampliando o número de pessoas com renda menor que está viajando. O acesso das classes mais baixas ao turismo é uma perspectiva real para os próximos anos, lembrou o ministro. O resultado será a continuidade da expansão do mercado doméstico, acrescentou.

O desempenho do mercado interno no primeiro mês do ano supera em 22,5% os números de janeiro de 2009.

"Está havendo um crescimento expressivo. As classes C e D estão colocando o turismo cada vez mais na prateleira de consumo", comentou.

Outro exemplo está nos cruzeiros marítimos. Na temporada passada, as classes C e D tiveram 500 mil quartos disponíveis nessas viagens. Para 2010, estão previstos 900 mil quartos.

Mercado externo

Para o mercado internacional, a expectativa também é de melhora. Os números de janeiro corroboram essa tese. Os desembarques do exterior também foram recordes. Foram cerca de 735 mil, alta de 12,23% em relação a janeiro do ano passado. O número supera em 9,08% o patamar recorde anterior, observado em janeiro de 2005.

Barretto afirmou que o movimento de turistas americanos pode voltar aos patamares observados em 2008, antes da crise econômica. Já o mercado europeu deverá apresentar uma recuperação mais lenta, salientou. No ano passado, os gastos de turistas estrangeiros caíram 8% em relação a 2008.

"Acho que a gente caminha para uma melhoria. Já se verificou um aumento, em janeiro, na entrada de turistas internacionais. E eles estão vindo de outros mercados também. Vi muitos russos, pessoal do Leste Europeu. Ontem mesmo encontrei indianos e austríacos desembarcando no Rio".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/141149/visualizar/