Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 16 de Dezembro de 2013 às 21:15

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove no dias 20 e 21 de dezembro capacitação em atendimento pré-hospitalar para médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores de ambulâncias do SAMU. A Capacitação acontece em período integral na Escola de Saúde Pública.


 
Ao todo estarão participando do curso 30 profissionais, sendo 27 profissionais do SAMU e 03 Policiais Rodoviários Federais. O curso será composto de aulas teóricas e práticas e os temas abordados abordarão técnicas de atendimento como Cinemática do trauma e noções gerais sobre SAMU, além de Avaliação primária, Extricação rápida, Uso de KED, Via aérea, Estação imobilização prancha, membros e bacia, Ovace, Parada respiratória/reanimação cardiorrespiratória, Retirada de capacetes e situações especiainte/idosos/crianças.


 
De acordo com o Diretor do SAMU João Tatsuro Katsuyama Junior, o curso visa capacitar e reciclar os profissionais do SAMU que trabalham diretamente em casos de acidentes, em atendimento pré-hospitalar. “Esse curso visa dar mais agilidade ao Pronto Atendimento em Urgência e Emergência e, consequentemente, dará ao paciente resposta rápida pelo atendimento aprimorado, salvando vida", disse ele.


 
João Tatsuro explica ainda que a capacitação faz parte do projeto de aprimoramento de Serviços em Saúde para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, com foco na Rede de Urgência e Emergência.Já tem previsão por parte do Ministério da Saúde de entregar para Mato Grosso mais três veículos de intervenção rápida(caminhonetes para atendimento médico imediato), cinco motolâncias e mais três ambulâncias. "Com mais estes veículos a Região Metropolitana terá cobertura de atendimento mais rápido e consequentemente diminuindo o tempo resposta de atendimento que o ideal é de até 5 minutos da hora da chamada até o atendimento. Hoje o tempo resposta aumentou e gira em torno de 15m à 25m levando em consideração a mobilidade urbana", completou o Diretor.


 
Atualmente o Samu 192 possui nove bases de atendimento localizadas nos municípios de Cuiabá , Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Poconé.A frota atual conta com 28 ambulâncias, 20 em circulação e 8 (mais antigas) estão em oficina para reforma geral.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/1989/visualizar/