Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 16 de Agosto de 2007 às 19:31

    Imprimir


Os astronautas do ônibus espacial Endeavour preparam na quinta-feira (16) suas ferramentas para consertar um pequeno furo no escudo antitérmico da nave, caso a Nasa conclua que o dano precisa ser reparado antes da volta à Terra, na semana que vem.

O buraco tem cerca de 8 por 5 centímetros. Caso os gerentes da missão decidam, ainda na quinta-feira, que não é seguro voar dessa forma, dois astronautas sairão ao espaço para cobrir o furo com uma espécie de calafetagem resistente ao calor, que endurece após a aplicação.

"Estamos conversando com os engenheiros, que estão analisando bem mais que nós, no espaço, e parece que eles sentem que o maior perigo é reutilizar o Endeavour depois que ele voltar ao chão", disse o astronauta Alvin Drew em comunicação.

"Eles parecem confiantes, e acredito na confiança deles de que podemos voltar para casa em segurança mesmo com o pedaço ralado na barriga (da nave)", acrescentou.

No sábado, os astronautas devem fazer a quarta e última saída ao espaço para as obras da Estação Espacial Internacional. O ônibus zarpa na segunda-feira e deve pousar no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, no dia 22.

Também na quinta-feira, a ex-professora Barbara Morgan fez uma emocionante videoconferência com June Scobee Rogers, viúva de Dick Scobee, que comandava a missão do ônibus Challenger que explodiu na decolagem, em 1986.

Morgan foi treinada como astronauta para ser a eventual substituta de Christa McAuliffe, que teria sido a primeira professora no espaço, mas morreu na decolagem do Challenger. » escreva o seu comentário




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/211379/visualizar/