Publicado em Terça - 18 de Janeiro de 2022 | por Hallef Oliveira | PMMT

Batalhão Ambiental e Juvam apreendem 98 quilos de pescado ilegal no Rio Paraguai

De acordo com o boletim de ocorrência, por volta de 02h30, uma denúncia anônima informou que havia dois homens em uma embarcação, realizando pesca predatória com auxílio de redes, no Rio Paraguai. Foi solicitado apoio do Juvam e durante a fiscalização, os suspeitos visualizaram as equipes policiais e fugiram pelo rio, ignorando as ordens de parada.

Leia mais...

Incêndios de 2020 mataram 17 milhões de animais no Pantanal

Publicado em Quarta - 12 de Janeiro de 2022 | por Da Assessoria

A pesquisa foi realizada utilizando uma técnica chamada de amostragem de distância, onde os pesquisadores percorrem uma linha reta a partir de um determinado ponto, enquanto contam (neste caso) a quantidade de corpos encontrados e medem o ângulo destes em relação à linha principal.

Leia mais...

Sema prorroga Autorização Provisória de Funcionamento de Atividade Rural

Publicado em Quinta - 06 de Janeiro de 2022 | por Lorena Bruschi | Sema-MT

A prorrogação é necessária para a continuidade das atividades produtivas até o término das análises e validações dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR) e a regularização ambiental dos imóveis rurais. Após essa etapa, deve ser requerida a Licença Ambiental Única (LAU).

Leia mais...
Fogo nas margens da Transpantaneira, principal estrada do Pantanal
Fogo nas margens da Transpantaneira, principal estrada do Pantanal

Pantanal continua resistindo, mas até quando?

Publicado em Quarta - 05 de Janeiro de 2022 | por Eduardo Gomes/Diário de Cuiabá

Em Barão de Melgaço brigadistas de uma reserva de preservação permanente do Sesc Pantanal viveram uma experiência sem precedentes. Com as baías e corixos secos ou transformados em lama, antas tinham dificuldade para encontrarem água. Aqueles animais, mesmos ariscos, se aproximaram dos que combatiam incêndios florestais e mataram a sede bebendo a água de suas garrafas térmicas.

Leia mais...

Acusado de desmatar mais de 500 hectares de vegetação nativa tem multa de R$ 2,7 milhões anulada

Publicado em Segunda - 27 de Dezembro de 2021 | por Isabela Mercuri/Olhar Direto

Além disso, a defesa também pediu que a decisão fosse anulada e argumentou que houve prescrição “da pretensão punitiva do Estado e a prescrição intercorrente, especialmente, eis recorrente e a prolação da decisão administrativa”.

Leia mais...
Filhotes de araras vermelhas, encontradas em setembro deste ano pelo Projeto Arara Azul. Agora, elas já estão voando — Foto: Instituto Arara Azul
Filhotes de araras vermelhas, encontradas em setembro deste ano pelo Projeto Arara Azul. Agora, elas já estão voando — Foto: Instituto Arara Azul

Filhotes de araras são encontrados em uma das regiões mais atingidas pelos incêndios no Pantanal de MT

Publicado em Quarta - 22 de Dezembro de 2021 | por Por G1 MT

Os filhotes são monitorados pelos biólogos do Projeto Arara Azul, do Instituto Arara Azul, que promove a conservação ambiental por meio da preservação da vidas das araras que vivem livremente em seu ambiente natural.

Leia mais...

Decreto modifica medição das espécies arbóreas do Bioma Pantanal

Publicado em Segunda - 13 de Dezembro de 2021 | por Renata Prata | Sema/MT

A alteração modifica o Decreto nº 785, de 18 de janeiro de 2021, que dispõe sobre as atividades de restauração das formações campestres na planície inundável do Bioma Pantanal, no Estado de Mato Grosso. Nele se considerava indivíduos jovens das espécies arbóreas aquelas com altura menor que 5m e diâmetro “do caule na altura do solo” menor ou igual a 5cm.

Leia mais...

Novos caminhões vão reforçar o combate aos incêndios florestais em 2022

Publicado em Sexta - 10 de Dezembro de 2021 | por Carlos Celestino | Secom-MT

Conforme o plano técnico definido pela Diretoria de Administração Institucional do CBMMT, 11 Unidades Operacionais da corporação serão contempladas com um caminhão autotanque, além do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA).

Leia mais...

Participantes do Programa Carbono Neutro MT terão certificação da ABNT

Publicado em Quinta - 02 de Dezembro de 2021 | por Lorena Bruschi | Sema-MT

O anúncio foi feito durante reunião ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente (Abema), no Palácio dos Leões, em São Luís, no Maranhão.

Leia mais...

Sema-MT passa a receber processos e documentos pelo Sigadoc; veja as exceções

Publicado em Quinta - 02 de Dezembro de 2021 | por Lorena Bruschi | Sema-MT

Outros processos e documentos não serão mais recebidos de modo físico pelo órgão ambiental. O Sistema de Protocolo permanecerá disponível apenas para consulta, sendo vedado o uso para criação de processos ou registro de novos documentos

Leia mais...