Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 20 de Abril de 2013 às 09:55

    Imprimir


Prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz (PPS), pode não liberar o alvará para a empresa que operará a ferrovia no município, caso não haja uma sinalização positiva para a duplicação rodoviária. Na próxima terça-feira (23), ele recebe o ministro dos Transportes, César Augusto Rabello Borges (PR), pa-ra discutir o assunto.

 
 
Segundo o prefeito, a ferrovia está instalada e o terminal está sendo construído, mas ele reconhece que está tendo alguns embates com a direção da América Latina Logística (ALL), operadora do terminal.

 
 
Percival pondera que não quer inaugurar um terminal ferroviário e criar um caos na passagem urbana e no acesso à ferrovia. De acordo com o prefeito, serão escoados por ali cerca de 15 milhões de toneladas de grãos por ano, o que demandaria uma fila de 25 quilômetros de carretas.

 
 
“Cheguei a ameaçar não liberar o alvará de funcionamento caso os recursos para a duplicação da rodovia não sejam liberados ou até mesmo um viaduto. Não quero fazer gracinha do aplauso fácil e depois sofrer com as críticas duradouras”, explicou.

 
 
Para isso, Percival apresentará na reunião com o ministro o projeto técnico de um novo anel viário no município. “Espero que ele faça os investimentos complementares para que a gente possa inaugurar o terminal da ferrovia e não sofrer com os gargalos e filas monstruosas”.

 
 
Conforme o prefeito, a situação é preocupante e prejudicial às exportações brasileiras. Ele lembra que a China chegou a bloquear investimentos em função do temor acerca da infraestrutura para escoamento e entrega da mercadoria.

 
 
No município, o ministro deve fazer o lançamento das obras de duplicação da BR-364 que liga Rondonópolis até Alto Araguaia, na divisa com Goiás. Outras duas obras de duplicação, que ligam a cidade a Jaciara e ao posto Gil, em Cuiabá, também serão abordadas, no entanto, uma das principais preocupações do prefeito é de que a duplicação chegue ao terminal ferroviário, sendo estendida por um trecho de 20 quilômetros.
 
 
Secretário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, reconhece que a preocupação de Percival é legítima. Para amenizar os impactos, ele busca, o quanto antes, avançar nas tratativas para que os trilhos cheguem à Capital. Conforme o secretário, a criação do terminal em Cuiabá irá desafogar a alta demanda prevista para Rondonópolis.

 
 
Inicialmente, a inauguração do terminal estava prevista para 10 de abril, quando o Ibama faria a entrega da licença operacional. Como a ALL não conseguiu cumprir todas as exigências do órgão, uma nova vistoria será realizada na primeira quinzena de maio. Só a partir daí será definida uma nova data para a inauguração.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/22068/visualizar/