Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sexta - 29 de Março de 2013 às 01:40

    Imprimir


 Aproximadamente mil pecuaristas de sete municípios visitados na região Oeste de Mato Grosso já participaram do programa "Acrimat em Ação", realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e composto por palestras e debates sobre a cadeira da carne bovina.

Nesta primeira etapa, realizada desde o dia 18 até a última segunda-feira (25), o programa percorreu os municípios de Poconé, Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, com público médio de 130 pessoas. Pastagem, medicamentos veterinários, mercado do ponto de vista do frigorífico e código florestal foram alguns dos assuntos trabalhados por profissionais especializados. 

De acordo com o presidente da Acrimat, José João Bernardes , a pecuária é uma das principais atividades econômicas no Estado e por isso merece uma atenção especial para o melhoramento da produção. “Podemos citar exemplos como Poconé que, a mais de 200 anos produz bezerro no pantanal mato-grossense, ajudando a preservar este ecossistema e promovendo o desenvolvimento econômico e social da região”, destacou.

Ao final de cada palestra, há espaço para debate entre profissionais e pecuaristas. Para Luciano Vacari, superintendente da associação, esta é uma oportunidade para ambas as partes. A entidade, por poder ver de perto quais os problemas e anseios de seus associados e também por parte dos pecuaristas que abrem um canal de reivindicação. “Os produtores podem ter certeza que todas as reclamações e reivindicações feitas serão oficializadas e dirigidas para os órgãos responsáveis. Vamos apurar todas as possibilidades para atender cada um dos pecuaristas deste Estado”, disse.

Inovação

Este ano a Acrimat está promovendo também uma aproximação entre indústria e pecuaristas. No dia seguinte às palestras, entre cinco e dez produtores se reúnem com o diretor institucional de relacionamento de um frigorífico para discutir os entraves existentes na relação entre fornecedor e indústria. “Existem muitas cobranças pela qualidade da produção, agora também podemos apresentar nossas dificuldades e cobrar uma parceria que seja eficiente para todos”, explicou o pecuarista Huberto César de Moraes Machado.

Próximas etapas
Acrimat em Ação 2013 segue com o projeto por mais três regiões do Estado. A Rota 2 começa no dia 6 de abril no município de Vila Rica e segue pela região Nordeste e Sul até o dia 16, encerrando com evento em Rondonópolis. Na terceira Rota serão visitadas seis cidades da região Noroeste e do Arinos e por fim, em maio, será percorrida a região norte e médio norte, finalizando com Cuiabá, no dia 27 de maio.





Fonte: Acrimat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/24233/visualizar/