Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 28 de Março de 2013 às 15:55

    Imprimir


Otmar de Oliveira

Se você ainda não comprou ovos de Páscoa para presentear a famílias e amigos, fique de olho nas dicas do Procon Estadual, órgão vinculado a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos. O órgão alerta para sobre as diversas opções no mercado e fornece informações para garantia de seus direitos.

A primeira orientação se refere às informações fornecidas pelas fábricas. O consumidor deve verificá-las, visto que a maioria dos ovos de Páscoa são numerados de acordo com o critério individual de cada fabricante, sem uma relação direta com a quantidade de chocolate que o produto possui.

O Procon ressalta que para ser chamado de chocolate, o produto deve ter, no mínimo, 25% de “sólidos totais de cacau”, de acordo com a Resolução no 264/2005, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ocorre que a norma não obriga o fornecedor a divulgar na embalagem essa informação, assim, a grande maioria das marcas não fornece ao consumidor esse dado. 

“Os ovos de páscoa infantis merecem atenção redobrada, pois em algumas situações o custo é alto devido aos brinquedos que acompanham e são quase desprovidos do principal ingrediente que é o chocolate, assim, observar quantas gramas de chocolate tem em cada unidade é importante para não frustrar a criança que ganhar o produto”, alerta o Proncon.

Ainda sobre os ovos de Páscoa para crianças, é importante que os pais fiquem atentos quando houver brinquedos no interior do produto, se a embalagem traz o selo do Inmetro e se o brinquedo é para a idade apropriada.

O Procon recomenda ainda uma leitura cuidadosa do rótulo dos produtos, especialmente, quanto ao peso, data de validade, composição e restrições de consumo, principalmente, nos ovos de chocolates que contém recheios de frutas, pois os mesmos tendem a estragar com mais facilidade.

E finalmente, para garantir que você passe a data com algum dinheiro no bolso, o ideal é não levar as crianças para compra do produto ou levá-las após prévia orientação. Muitos ovos chamam a atenção pelas suas características como a cor e brindes, personagens famosos, fazendo com que as crianças queiram levá-los, ficando mais caras para o consumidor. (Procon-MT) A.N






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/24268/visualizar/