Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 28 de Março de 2013 às 06:25

    Imprimir


FABLÍCIO RODRIGUES/AL
O deputado estadual Emanuel Pinheiro, que tem poucas esperanças de que seu projeto seja aprovado pelos colegas de Assemb
O deputado estadual Emanuel Pinheiro, que tem poucas esperanças de que seu projeto seja aprovado pelos colegas de Assemb
O projeto de lei que visa retirar os poderes múltiplos do vice-governador Chico Daltro (PSD) finalmente entrou em pauta e deve começar a ser discutido para votação já na semana que vem. Uma comissão de análise já foi até instituída e terá o deputado estadual Baiano Filho (PMDB) como relator do pleito, de autoria do deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR). 

Durante sessão na Assembleia Legislativa na quarta-feira (27), o presidente da Casa, deputado estadual José Riva (PSD), anunciou que a proposta do colega republicano iria para a pauta. E já articulando para que pudesse ter alguma chance com a maioria que deve votar contra o seu projeto, Pinheiro chegou a pedir para tirar o líder do governo, Romoaldo Júnior (PMDB), da relatoria. 

O parlamentar justificou o pedido afirmando que o próprio peemedebista teria declarado que não se sentia a vontade para estar no caso, uma vez que representava o governo Silval Barbosa (PMDB), responsável pela delegação ampla de funções a Daltro, porém, tinha um entendimento de que realmente a situação do social-democrata estava no mínimo questionável. 

“Queria pedir deputado Riva que o líder do governo, deputado Romoaldo Júnior, fosse tirado da relatoria. Ele mesmo falou que não se sente a vontade para tratar essa questão”, declarou. 

O pedido entrou em pauta após Emanuel pedir dispensa de forma a dar celeridade no processo e para que fosse criada especificamente uma comissão de análise. Nesta, estão os deputados Baiano Filho, Walter Rabello (PSD), Antônio Azambuja (PMDB) e Wagner Ramos (PR). 

Há três semanas Pinheiro tentava colocar em votação o projeto, porém nunca havia quórum suficiente. Assim, começou a circular o boato de que havia uma orientação do PSD para esvaziar as sessões de forma a impossibilitar e dificultar a discussão. O parlamentar pediu na tribuna que seu pleito fosse atendido. 

Líder do PSD no parlamento estadual, deputado Walter Rabello, no entanto, logo tratou de desmentir os comentários e esclareceu que em nenhum momento houve esse pedido. Riva, secretário geral da legenda, também tratou de esvaziar os rumores e esclareceu que assim que houvesse quórum o projeto seria votado. 

Apesar de nos bastidores ser comentado de que o pedido de Pinheiro já é praticamente uma derrota, o republicano ressalta que acredita que o chefe do Executivo está aos poucos recuando da decisão de concessão de amplos poderes a Daltro, já que até optou por retirar do domínio do vice-governador o escritório do governo em Brasília e concedê-lo ao ex-secretário de Estado Eder Moraes, um inimigo de Chico Daltro. 

“Se a situação dele estivesse correta, isso não teria acontecido. Quero acreditar que aos poucos estão tirando esse acúmulo de funções dele. Mas o meu projeto ainda tem que ser votado. Não estou sabendo de orientação para boicotar, e espero que não tenha, porque eu tenho ao menos o direito de que ele seja votado. Se vaio ser aprovado ou não é uma segunda questão”, argumentou. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/24346/visualizar/