Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 27 de Novembro de 2005 às 09:55

    Imprimir


Suplementos de zinco são um caminho seguro e efetivo para reduzir a ocorrência de doenças em crianças com o vírus HIV, de acordo com pesquisa publicada pela revista americana The Lancet, especializada em medicina.

As evidências do estudo mostram que o zinco diminui as chances de as crianças terem diarréia e pneumonia sem risco de agravar a infecção causada pelo HIV. O uso de suplementos de zinco na dieta de crianças com HIV era cercado por incertezas. Acredita-se, por exemplo, que o zinco ativa as células do corpo que são o alvo do HIV, os linfócitos T, o que, em tese, favoreceria a proliferação do vírus.

Contudo, o trabalho do pesquisador William Moss e colegas da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins, de Baltimore, nos Estados Unidos, sugere que quaisquer temores sobre o uso do zinco são infundados.

Os testes do estudo envolveram 96 crianças entre seis meses e cinco anos de idade, do Grey's Hospital, em Pietermaritzburg, na África do Sul, escolhidas ao acaso para receber suplementos de zinco a cada dia por seis meses.

Os suplementos de zinco não resultaram em aumento carga viral no sangue infectado por HIV, uma medida da gravidade da infecção causada pelo vírus, mas reduziram as ocorrências de diarréia.

Cuidado

“A suplementação com zinco pode ser uma intervenção simples e menos custosa para reduzir a morbidade e a mortalidade em crianças com infecção por HIV-1”, disse Moss.

Para uma porta-voz da organização britânica Avert, que atua na questão do HIV e da Aids em vários países, “os achados dessa pesquisa são certamente estimulantes, pois a diarréia pode ser uma ameaça à vida de crianças com HIV”.

“Entretanto, mais pesquisas com crianças deficientes ou não em zinco seriam desejáveis, antes que qualquer decisão seja feita para recomendar a suplementação com zinco como uma prática padrão”, disse a porta-voz da entidade.

Segundo a Avert, “devemos ser cuidadosos para não permitir que as conclusões desse estudo desviem a atenção do objetivo de suprir acesso universal à terapia anti-retroviral para todas as crianças que dela necessitam.

Alimentos ricos em zinco incluem peixe, carne, queijo, algumas nozes e sementes e arroz marrom.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/333068/visualizar/