Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 21 de Abril de 2005 às 14:20

    Imprimir


Doze industriais franceses inventaram uma bolsa de plástico que tem uma vida útil controlada, batizada de Neosac, em resposta às críticas sobre a contaminação que representam as tradicionais sacolas das grandes redes de distribuição. A composição do Neosac associa o polietileno (PE) a um aditivo que permite transformá-lo em material degradável e logo 'bioassimilável'.

"Obedecendo um processo fotoquímico de degradação, o Neosac se fragmenta totalmente em três meses sob o efeito da luz, do oxigênio e do calor", destacou Jacques Lemaire, que dirigiu os estudos do Centro Nacional de Evolução e Fotoproteção (CNEP) de Clermont-Ferrand (centro).

A bolsa, conservada longe da luz natural, se fragmenta em um prazo de um a três anos, dependendo do tipo de exposição, até voltar a ser invisível à vista humana.

"O processo de degradação produz somente água, dióxido de carbono e biomassa, com isso, nenhuma substância nociva é expelida para a composição do solo, o crescimento dos vegetais e da vida animal", continuou Lemaire.

Com um custo entre 25 e 30% superior ao da bolsa clássica, o novo produto será lançado esta semana na França.

Aproximadamente 1,3 milhão de exemplares serão distribuídos pelos pequenos e grandes supermercados do país europeu.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/344526/visualizar/