Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Quarta - 27 de Novembro de 2013 às 15:48
Por: LUCIENE OLIVEIRA

    Imprimir


Um esquema fraudulento que beneficiou mais de 100 pessoas com carteiras de motorista foi desarticulado na manhã desta quarta-feira (27.11), pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, na operação “Fraus”, deflagrada ás 6 horas da manhã em 39 cidades dos Estados de Mato Grosso, Goias e Tocantins.
 
 
 
Ao todo, a Justiça decretou 135 ordens judiciais, sendo 19 mandados de prisão temporária e 116 conduções coercitiva contra pessoas envolvidas em fraudes na emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nos estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Outros 48 mandados de busca e apreensão também são cumpridos.
 

 
Pela manhã, a operação contabilizou o cumprimento de 19 mandados de prisão, mais de 30 conduções coercitivas e 29 ordens buscas e apreensão nos Estados de Mato Grosso, Goiás (8 presos, 10 conduções e 9 buscas e apreensão), e Tocantins ( 1 preso).
 

 
Detalhes da operação serão repassados a imprensa local, às 15h00, na Delegacia Regional, em Barra do Garças. O balanço geral será divulgado no site da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, no endereço eletrônico www.pjc.mt.gov.br.
 

 
A base da operação é a cidade de Barra do Garças (509 km a Leste), onde investigações conduzidas pela Polícia Civil local descobriram esquema na compra e venda de carteiras de motoristas emitidas sem a realização de provas teórica e prática de direção, ou, simplesmente pela aprovação certa de candidatos quando se submetiam aos exames e ainda terceiros se passavam por candidatos para realização de provas. Os candidatos pagavam valores variados entre R$ 600 até 5 mil para obter o documento.
 

 
As investigações iniciadas há 2 anos e 7 meses identificaram mais de 21 autoescolas no esquema de corrupção que contava com apoio de fiscais e examinadores do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran) e Ciretran’s dos municípios de Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis, Cuiabá, Tangará da Serra e da cidade de Uruana, no Estado de Goiás. Ao todo são 26 pessoas ligadas ao Detran, entre servidores, fiscais e examinadores credenciados ao órgão.
 

 
No estado de Goiás, foram decretados 8 prisões temporárias, 60 conduções coercitivas e 13 mandados de busca e apreensão. Entre os presos, está o mentor de todo o esquema, identificado pelo nome de Valdimar Tomaz dos Santos, servidor da Ciretran do município de Uruana.
 

 
Segundo o delegado que preside o inquérito policial, Joaquim Leitao Junior, o servidor é dono de uma autoescola, que está em nome do filho menor de idade, e seria o articulador do esquema criminoso. Ele mantinha contato com pessoas dentro dos órgãos de trânsitos e autoescolas. Além de arregimentar candidatos para retirar de forma fraudulenta carteira de motorista em Mato Grosso, principalmente no polo de Barra do Garças.
 

 
“As investigações chegaram à conclusão de que tudo ou grande maioria desaguava nele. Ele aparece nas investigações como  o chefe de todo o esquema. Todas as pessoas recorriam ao Valdimar, pois tinha contatos com pessoas do Detran”, explicou o delegado.
 

 
O chefe da fraude, Valdinei Tomaz, autuva junto com Yuri Moreira e Silva, morador da cidade de Araguaiana, em Mato Grosso, que aparece como administrador responsável pela autoescola de Valdinei, em Uruana. Nas investigações Yuri, é apontado como a pessoa responsável por recrutar candidatos para o esquema de Valdinei. “Praticamente tudo passava pelas mãos dele, mas sabemos que trabalha para Valdimar”
 

 
Em Cuiabá, um servidor do Detran foi preso e 16 fiscais examinadores credenciados ao órgão serão conduzidas a Delegacia Fazendária para serem interrogado no esquema de corrupção de emissão de CHN.
 

 
De acordo com as investigações, o perfil dos candidatos escolhidos pelo esquema criminoso, embora sofresse variação, eram pessoas analfabetas ou semianalfabetos e idosos de várias localidades, principalmente do estado de Goiás. A investigação revelou que o candidato nem se deslocava para fazer as provas e mesmo assim retirava a habilitação em Mato Grosso.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/3506/visualizar/