Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 05 de Janeiro de 2005 às 16:49

    Imprimir


Um grupo de cientistas suíços propôs hoje um método simples para purificar a água contaminada nos países do sudeste asiático, afetados pelo maremoto de 26 de dezembro, que se baseia na utilização de garrafas de plástico expostas ao Sol.

Trata-se de um método para a desinfecção solar da água que foi desenvolvido há mais de uma década pelo Instituto Federal Helvécio para a Depuração e Proteção das Águas, denominado "Sodis". Martin Wegelin, um dos cientistas desse instituto, explicou que o método consiste em encher dois terços de uma garrafa de plástico transparente com a água e movimentar seu conteúdo durante 20 segundos. Depois coloca a garrafa em posição horizontal e a expõe ao Sol durante seis horas.

Wegelin disse que os microorganismos patógenos ficam destruídos pela ação dos raios ultravioletas e pelo aumento da temperatura da água e que a eficácia do método aumenta se o fundo das garrafas for pintado de preto. Também indicou que, com a utilização deste sistema, o transporte e armazenamento de água são facilitados e permitem enfrentar os problemas de saúde derivados da carência de água potável na zona.

Esta solução já foi utilizada anteriormente com êxito na Bolívia, Colômbia, Burkina Fasso, China, Índia, Indonésia, Sri Lanka, Tailândia e Togo. Wegelin disse também que o instituto está desde o início dessa catástrofe em contato com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os afetados pelo terremoto e posterior tsunami que ocorreu em 26 de dezembro no sudeste asiático enfrentam a possibilidade de contrair doenças como a cólera e a diarréia diante da falta de água potável e as más condições higiênicas.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/361246/visualizar/