Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 05 de Janeiro de 2005 às 13:22

    Imprimir


Um grupo de cientistas suíços propôs hoje, quarta-feira, um método simples para purificar a água contaminada nos países do sudeste asiático afetados pelo maremoto de 26 de dezembro, que se baseia na utilização de garrafas de plástico expostas ao sol. Trata-se de um método para a desinfecção solar da água que foi desenvolvido há mais de uma década pelo Instituto Federal Helvécio para a Depuração e Proteção das Águas, denominado "Sodis".

Martin Wegelin, um dos cientistas desse instituto, explicou que o método consiste em encher dois terços de uma garrafa de plástico transparente com a água e movimentar seu conteúdo durante 20 segundos. Depois coloca a garrafa em posição horizontal e a expõem ao sol durante seis horas.

Explicou que os microorganismos patógenos ficam destruídos pela ação dos raios ultravioletas e pelo aumento da temperatura da água, e que a eficácia do método aumenta se o fundo das garrafa for pintado de preto.

Também indicou que com a utilização deste sistema o transporte e armazenamento de água é fácil e permite enfrentar os problemas de saúde derivados da carência de água potável na zona.

Esta solução já foi utilizada anteriormente com êxito, acrescentou a fonte, na Bolívia, Colômbia, Burkina Fasso, China, Índia, Indonésia, Sri Lanka, Tailândia e Togo.

Wegelin disse também que o instituto está desde o início dessa catástrofe em contato com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os afetados pelo terremoto e posterior "tsunami" que ocorreu em 26 de dezembro no sudeste asiático enfrentam a possibilidade de contrair doenças como a cólera e a diarréia diante da falta de água potável e as más condições higiênicas.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/361304/visualizar/