Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 24 de Dezembro de 2004 às 08:54

    Imprimir


A agência espacial russa lançou nesta sexta-feira uma nave espacial carregando comida e suprimentos para a Estação Espacial Internacional (EEI).

Os estoques de alimentos para os astronautas em órbita atingiram níveis perigosamente baixos recentemente.

Os suprimentos restantes na EEI devem durar até a metade de janeiro. A tripulação já recebeu instruções para comer menos para diminuir os riscos de desabastecimento.

A nave Progress foi lançada do centro espacial Baikonur, no Cazaquistão, levando 2,5 toneladas de comida, água, combustível e oxigênio. Ela entrou em órbita a 200 km da Terra cerca de nove minutos após a decolagem.

Natal

Também foram enviados presentes de Natal para os dois astronautas, cuja missão terá de ser interrompida caso os suprimentos não cheguem até eles.

A previsão é que a Progress chegue à estação espacial no domingo. Caso haja problemas e a espaçonave não chegue, a tripulação terá de voltar à Terra.

Os russos e americanos responsáveis pela EEI ficaram preocupados ao descobrir, no início do mês, a pequena quantidade de comida restante a bordo para os astronautas Salizhan Sharipov e Leroi Chiao.

As regras nas missões espaciais como esta prevêem que os astronautas comecem a se preparar para deixar a EEI sempre que houver comida, água ou ar para menos de 45 dias. Se o estoque baixar dos 30 dias, as ordens são de partir imediatamente.

Sharipov e Chiao estão no seu segundo mês a bordo da estação espacial. Missões de longa duração exigem um constante envio de suprimentos.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/362681/visualizar/