Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 26 de Novembro de 2004 às 15:42

    Imprimir


O Projeto Peixe-boi montou com uma grande operação para reintrodução de três animais na madrugada deste sábado, em Alagoas. Esta será a sétima operação do gênero, uma das mais importantes ações para a conservação da espécie no País. Tico, Assú e Tuca serão devolvidos a natureza como parte das comemorações dos dez anos do projeto de de repovoamento do Litoral nordestino. Eles se juntam a outros onze peixes-boi devolvidos ao mar pelos ambientalistas neste período.

O início das reintroduções se deu em dezembro de 1994. Como metodologia eles resgatam animais - na grande maioria, filhotes recém-nascidos - encalhados nas praias nordestinas. Depois tem todo um processo de reabilitação em cativeiro, soltura e monitoramento por radiotelemetria em ambiente natural.

Como indicadores de sucesso, o projeto conta com a sobrevivência e a reprodução dos reintroduzidos. Em dezembro de 2003, Lua, a primeira fêmea solta na natureza pelo Projeto, teve seu primeiro filhote, cuja curta história de vida mostra a fragilidade na conservação da espécie.

Hoje, o limite meridional da área de ocorrência do peixe-boi marinho vai até é a costa de Alagoas, tendo sido extinto no Espírito Santo, Bahia e Sergipe.




Fonte: Agência Nordeste

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366953/visualizar/