Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 05 de Novembro de 2004 às 09:41
Por: LANA MOTTA

    Imprimir


O trabalho consiste em mais uma etapa do Plano de Manejo da Gruta, que vai possibilitar a utilização do atrativo para fins turísticos.

Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, Prefeitura de Nobres, Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) e dos grupos Pierre Martin de Espeleologia e Bambuí de Pesquisa Espeleológica participaram do trabalho de zoneamento e mapeamento ambiental da Gruta da Lagoa Azul, principal atrativo turístico de Nobres (130 km ao Norte de Cuiabá). O evento foi realizado no período de 29 de outubro ao dia 02.

O trabalho consiste em mais uma etapa do Plano de Manejo da Gruta, que vai possibilitar a utilização do atrativo para fins turísticos. O plano foi iniciado em julho deste ano, em uma ação conjunta envolvendo todas as instituições públicas e iniciativa privada direta ou indiretamente ligadas ao setor turístico em Mato Grosso.

O levantamento inédito vai resultar no mapeamento topográfico, com especificação de dimensões de profundidade e abertura, que vai orientar na definição da infra-estrutura adequada para acesso à gruta. "O mais importante é a segurança dos visitantes, junto com a utilização racional da gruta que vai gerar mais emprego e renda para os moradores da região", avalia secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Yêda Marli de Oliveira Assis.

Entre outros itens será definida a capacidade de carga da gruta (número máximo de turistas por visita e por dia), equipamentos de segurança como cintos e/ou capacetes, instalações hidráulicas, mobiliário e sanitários. Também consta no Plano a definição de trilhas para acesso à gruta, bem como a limpeza e sinalização turística e educativa.

Outro aspecto importante do estudo refere-se aos procedimentos de cobrança, valores das taxas de visita e penalidades em caso de infrações e desrespeito às leis do Termo de Ajuste de Conduta, documento exigido pelos órgãos ambientais para liberar o acesso a atrativos turísticos localizados em áreas de preservação ambiental.




Fonte: Sedtur-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/368275/visualizar/