Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 01 de Novembro de 2004 às 08:26

    Imprimir


Agentes do Ibama e da Polícia Militar apreenderam sete mil ovos da tartaruga tracajá (Podoconemis unifilis). Os ovos tinham sido roubados do tabuleiro de quelônios no lago Erepecuru, na Reserva Biológica do Rio Trombetas (Rebio Trombetas), em Oriximiná, a 700 quilômetros de Belém.

Os ovos foram encontrados em barcos de moradores da comunidade às margens do lago, dentro da reserva administrada pelo Ibama.

Na operação, os fiscais apreenderam sete armas de fogo e dezenas de redes de pesca, que seriam usadas na captura de quelônios na região.

Eclosão

Segundo o biólogo Pedro Birro, do Pró-Tartaruga e do Centro de Ciência Animal da Universidade Federal do Pará (UFPA), os ovos de quelônios podem perder a capacidade de eclosão algumas horas após serem retirados do ninhos. Os fiscais do Ibama pretendem recolocar os ovos no tabuleiro para tentar o nascimento, mas a probabilidade de perda dos filhotes é muito grande.

Nos últimos anos, técnicos e pesquisadores da Rebio Trombetas têm feito ações de educação ambiental entre os ribeirinhos da região. O objetivo é mostrar a importância da preservação dos quelônios, que têm o seu habitat em sete tabuleiros localizados às margens do rio Trombetas e em dezenas de lagos da região.




Fonte: Portal ORM, em Belém

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/368700/visualizar/