Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 27 de Outubro de 2004 às 08:18

    Imprimir


O eclipse lunar que ocorrerá entre a noite de quarta-feira e a madrugada de quinta-feira poderá ser acompanhado em todos os continentes, sendo que os brasileiros terão a oportunidade de observar a totalidade do fenômeno. Para os observadores no Brasil, o eclipse terá início às 21h05 do dia 27 de outubro e terminará às 3h02 do dia 28 de outubro.

Durante o nascer da Lua, o eclipse poderá ser acompanhado no Alasca e no oeste do Canadá e dos Estados Unidos. No restante das Américas (incluindo o Brasil) e no oeste da África e da Europa, o fenômeno poderá ser visto em sua totalidade.

No restante da África, no oeste da Europa, no Oriente Médio, na Índia e no oeste da China e da Rússia, o eclipse poderá ser observado nas últimas horas da madrugada. Já na Austrália, na Coréia do Sul, no Japão e no restante da Oceania e da Ásia, o fenômeno não poderá ser visto.

O eclipse lunar ocorre quando a Terra, o Sol e a Lua se alinham, e a Terra permanece entre o Sol e a Lua. Com isto, a Lua é encoberta pela sombra criada pela Terra.

Mesmo quando a Lua está completamente dentro da sombra da Terra, uma pequena parte da luz solar ainda consegue atingí-la, devido ao desvio provocado pela atmosfera terrestre. Dependendo da quantidade de poeira presente na atmosfera, o eclipse lunar poderá apresentar uma coloração marrom, vermelha escura ou alaranjada.




Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369741/visualizar/