Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 27 de Julho de 2004 às 15:18
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


Lançado em outubro de 2003, o Programa de Biocombustíveis de Mato Grosso (Probiomat) teve dois de seus subprojetos aprovados para financiamento via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão do Governo Federal.

Embora o óleo de soja esteja na base dos testes realizados hoje no Estado, não é o mais cotado para ser a matéria-prima do biodiesel mato-grossense, pois, além de não gerar tantos empregos - principalmente para os pequenos produtores - quanto outras espécies, seu valor de mercado obedece a critérios do mercado internacional. "Não podemos ficar dependendo da oscilação do mercado internacional de soja", diz a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira.

GIRASSOL - Por isso, o Estado está investindo na produção de espécies como o girassol, o nabo forrageiro, o gergelim e o amendoim. A plantação foi feita abril em três assentamentos de Campo Verde, que estão sendo acompanhados por técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) e já serão colhidos em breve.

A idéia do projeto - que está vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) - é verificar a viabilidade de cada uma das culturas e, a partir daí, começar a produção em pequena escala, apenas para atender aos próprios assentamentos. O Probiomat deve receber R$ 400 mil da Finep ainda este ano.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377524/visualizar/