Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 23 de Abril de 2014 às 19:34

    Imprimir


Em fevereiro deste ano uma portaria do Ministério do Meio Ambiente declarou estado de emergência ambiental entre os meses de abril e novembro em Mato Grosso, época em que a seca aumenta os riscos de ocorrências de queimadas e incêndios. Os profissionais a serem recrutados devem trabalhar por um período de seis meses.

Em 2014 os brigadistas vão atender prioritariamente áreas indígenas e assentamentos. A definição do foco - que pode compreender também as unidades de conservação - atende à Lei Complementar de número 140, que estabeleceu as competências de entes como União, Estados e Municípios para a proteção do meio ambiente.

Desde o início do ano de 2013 o Secretário Municipal de meio Ambiente Ander Santos está buscando junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) agentes para atuarem em Tangará da Serra. “Atendendo uma determinação do Prefeito Fabio Junqueira nós buscamos apoio dos órgãos federais e estaduais para a questão ambiental do Município. Ele nos deu carta branca para tomar todas as providências necessárias e eu fiz a solicitação ao IBAMA ainda em 2013 para garantir a vinda da brigada. Nossa preocupação é porque todos os anos muitas propriedades rurais são totalmente ou parcialmente destruídas e somente o Corpo de Bombeiros não consegue fazer o controle. Outra preocupação é com a área indígena, pois todas são de difícil acesso”, explicou o Secretário.

De acordo com as regras do programa os agentes que serão contratados devem ser da própria comunidade para facilitar nos trabalhos, pois estes ja conhecem todas as áreas, o que facilita no trabalho.





Fonte: Rádio Pioneira com Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/393834/visualizar/