Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 31 de Agosto de 2012 às 20:50

    Imprimir


Agência Brasil
Nelson Hubner, presidente da Aneel, que sacramentou a intervenção no Grupo Rede
Nelson Hubner, presidente da Aneel, que sacramentou a intervenção no Grupo Rede

Por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Governo Federal anunciou, no fim da tarde desta sexta-feira (31), a intervenção em oito distribuidoras de energia elétrica do endividado Grupo Rede Energia -  entre elas, a Centrais Elétricas Mato-grossense S/A (Cemat).

A decisão acontece  um dia após publicação de medida provisória que regulamenta intervenção em concessionárias de serviços públicos de energia elétrica em dificuldades.

O objetivo, segundo informou o diretor-geral da agência, Nelson Hubner, é evitar o colapso do Grupo Rede, algo que poderia afetar o fornecimento de energia a uma área com 17 milhões de habitantes.

A intervenção envolve, além da Cemat, as distribuidoras Celtins (TO), Enersul (MS), Companhia Força e Luz do Oeste (PR), Caiuá (SP), Bragantina (SP/MG), Vale Paranapanema (SP) e Nacional (SP).

A medida foi tomada em uma reunião extraordinária da Aneel. A decisão foi por unanimidade dos conselheiros. O Grupo Rede tem uma dívida total de R$ 5,7 bilhões.

No ano passado, o acionistas majoritário do grupo, o empresário Jorge Queiroz Jr., chegou a cogitar vender sua participação na holding.

Mas a situação da controlada Celpa, distribuidora de energia do Pará que acabou entrando em recuperação judicial em fevereiro, minou seus planos -- com investidores preferindo aguardar para ver como o caso se resolveria, diante do perigo de contágio sobre outras empresas do grupo.

A Celpa foi a única distribuidora do Grupo Rede na qual a Aneel não decretou a intervenção. A agência reguladora chegou a entregar petição à juíza Maria Filomena Buarque, que cuida do processo de recuperação judicial, tentando essa ação.

Originalmente, a Aneel previa fazer reunião extraordinária nesta sexta-feira para tratar do plano de transição da Celpa para a Equatorial Energia, única empresa que manifestou oficialmente interesse em assumir a empresa paraense.

A pedido da própria Equatorial, que tinha dúvidas sobre a viabilidade de seu plano para a Celpa, o tema foi retirado da pauta da Aneel e o encontro da diretoria do órgão regulador foi para analisar e votar proposta de intervenção nas demais distribuidoras do Grupo Rede, segundo revelou Hubner.

Prazo

De acordo com a Aneel, Nelson Hubner, as oito distribuidoras do Grupo Rede Energia sob intervenção do órgão terão dois meses para apresentarem planos de reequilíbrio financeiro e readequação técnica das concessões.
Caso a agência aprove a proposta, no caso de ela ser considerada consistente, a intervenção pode ser suspensa.

Os interventores nomeados pela Aneel vão analisar as situações diferenciadas de cada uma das empresas e poderão até fazer uma renegociação do endividamento com bancos e grupos privados.

A Cemat tem 1,095 milhão de consumidores em Mato Grosso.

Com informações do G1, Agência Brasil e Aneel






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/42476/visualizar/