Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 06 de Setembro de 2023 às 06:53
Por: Diário da Serra

    Imprimir


Reunião aconteceu na semana passada

Para deliberações, membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Sepotuba se reuniram na última semana no Plenário Daniel Lopes da Silva, na Câmara Municipal de Tangará da Serra, em momento que diversas pautas foram debatidas. Dentre elas, a de construção de uma usina hidrelétrica, a montante do Rio Sepotuba, que já está há anos sendo solicitada e debatida e, mais uma vez, o pedido que foi indeferido pelos órgãos ambientais, foi seguido sob a análise do comitê com unanimidade de votos.

“A Sema já havia indeferido, mas o empreendedor insiste em manter a solicitação, realizando novos arranjos, modificações para que o projeto seja deferido. Então, a Sema encaminhou para o posicionamento do Comitê nos solicitando o parecer e, após análise, houve uma recomendação pelo indeferimento do pedido”,

informa o presidente do comitê, Ibrain Fantin, que salientou que para dar maior clareza ao assunto foi convidada uma equipe técnica de Hidrologia sediada em Santa Catarina, que prestou consultoria, apontando todos os pontos positivos e negativos do empreendimento.

Além desse assunto, o comitê abordou também a segurança hídrica de Tangará da Serra e as ações desenvolvidas, como o pagamento de serviços ambientais e sua importância.

Os presentes tiveram ainda a apresentação de uma proposta de pesquisador do Rio de Janeiro que apresentou projeto para monitoramento da governança, que deverá ser analisado em reunião posterior, segundo Ibrain.

“Além dessas ações, o comitê executa também o monitoramento dos recursos hídricos dos córregos urbanos de Tangará da Serra como o Russo, Queima Pé, Ararão para conhecer a variação e a disponibilidade e também poder identificar, quantificar e analisar as possibilidades de melhoria de como as ações de proteção que vem sendo desenvolvidas na bacia estão tendo reflexo para a segurança hídrica. Essas são as ações desenvolvidas pelo comitê e mais uma vez, é importante reforçar a importância do envolvimento de todos para garantia dos usos múltiplos da água da Bacia do Sepotuba”,

destaca Fantin.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/461390/visualizar/