Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 18 de Outubro de 2023 às 11:17
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Uma grande massa de ar seco vai se expandir e “estacionar” até o início da próxima semana, em Mato Grosso.

Em Cuiabá, pela previsão meteorológica, a temperatura, já em alta, pode subir até 5ºC acima da média para o período, fazendo os termômetros atingirem até 44ºC no sábado (21).

A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia emitiram aviso de perigo devido ao fenômeno meteorológico de intensidade excepcional.

A nova onda de calor teve início na terça-feira (17), com a temperatura máxima na casa dos 41ºC, na Capital.

Nesta quarta-feira (18), o calorão promete não dar trégua e novamente os cuiabanos devem enfrentar 41ºC.

Nesta quinta-feira (19), a quentura se intensifica, podendo chegar a 42ºC e, na sexta-feira (20), a 43ºC.

No dia seguinte (21), a máxima prevista é de 44ºC e a mínima, de 29ºC.

Sem chuva, a umidade relativa do ar (URA) fica ultrapassa os 15% no período.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), valores abaixo de 20% são considerados prejudiciais à saúde.

Também a exposição do corpo ao calor extremo pode causar diversas condições adversas, como morte por hipertermia, infartos, tontura e frequência cardíaca alta.

A previsão é de que essa nova onda permaneça até a próxima terça-feira (24).

Até lá, conforme aviso meteorológico do Inmet, há previsão de dias majoritariamente secos, com pancadas de chuva previstas para a região oeste do Estado.

Já a partir do dia 24, são previstos acumulados de chuva que não devem ultrapassar 50 milímetros (mm).

Há mais de um mês, a população tem enfrentado altas temperaturas grande parte do Estado.

Entre 23 e 25 de agosto passado, Mato Grosso esteve sob alerta para as altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.

Na ocasião, a Defesa Civil do Estado alertou que, nesse período de tempo seco e elevadas temperaturas, a população deve fazer a ingestão de bastante água e consuma alimentos leves.

Também é recomendado que se evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 horas e 17h, bem como banhos quentes e aglomerações ou permanência prolongada em ambientes fechados.

Outra orientação é o uso de umidificadores de ar, mas a população pode usar bacias com água para umidificar os ambientes ou estender toalhas e panos únicos.

Em caso de problemas respiratórios é recomendado que a população procure um posto médico. Em caso de incêndios, deve-se acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (CB) pelo número 193.

INVERNO MAIS QUENTE – Conforme publicado pelo DIÁRIO em setembro passado, o inverno de 2023, em Cuiabá, foi o mais quente desde 1961.

De acordo com o Inmet, as altas temperaturas foram impulsionadas pelo fenômeno El Niño, aliado aos efeitos do aquecimento global.

Na Capital, segundo o Inmet, o maior valor de temperatura máxima registrado nas estações meteorológicas ocorreu no dia 23 de agosto passado, com os termômetros atingindo 41,8ºC.

CHUVAS – Ainda segundo o Inmet, em setembro deste ano, Cuiabá registrou 35,5 mm de chuva na estação meteorológica convencional.

O valor ficou 30% abaixo da normal climatológica de 1991-2020 (média histórica), que é de 50,5 mm, ou seja, um déficit de 15 mm em volume.

Ao todo, a Capital mato-grossense teve cinco dias com chuva, sendo que o maior volume em 24h ocorreu no dia 14 de setembro, com 25,3 mm.

Já a média das temperaturas do mês ficou em 31°C, sendo 3,1°C acima da média histórica, que é de 27,9°C.

A média das temperaturas mínimas ficou em 24,9°C, sendo 3°C acima da normal (21,9°C), enquanto a média das máximas ficou em 38,8°C, sendo 3,2°C acima da normal (35,6°C).

Em setembro, a maior temperatura máxima foi de 42°C, no dia 25.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/461912/visualizar/