Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 04 de Julho de 2012 às 15:27
Por: André Naddeo/Cirilo Junior

    Imprimir


O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), esteve no local e lamentou a única morte ocorrida durante o incêndio . Foto: Dhavid Normando/Futura Press


O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), esteve no local e lamentou a única morte ocorrida durante o incêndio. (Foto: Dhavid Normando/Futura Press)

 

 

O incêndio no prédio do almoxarifado do Hospital Universitário Pedro Ernesto, que levou a morte de um paciente, na zona norte do Rio de Janeiro, provocou prejuízos estimados em R$ 5 milhões. A informação foi dada pelo reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieiralves de Castro, durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira.

O fogo não chegou a atingir as enfermarias do edifício principal, localizado ao lado, mas cerca de 100 pacientes precisaram ser realocados e 11 foram transferidos - sete crianças da ala da maternidade e quatro adultos.

"O almoxarifado era um prédio recém-construído, com todos os critérios de segurança de incêndio, aprovados pela Vigilância Sanitária e pelo Corpo de Bombeiros. Ali, estavam os insumos básicos, como soro, gases, seringas, algumas próteses e nada mais. Os remédios ficam na farmácia. Outros equipamentos e materiais mais caros ficam em outros locais", explicou o reitor. A fumaça das chamas provocaram a morte de uma pessoa, internada com fibrose pulmonar.

Segundo Castro, o incêndio provocou problemas no funcionamento da instituição. "Algumas enfermarias foram atingidas, seja com fuligem ou aquecimento, e vão necessitar de algumas ações nossas. É o caso da neurologia, da nefrologia e da hemodiálise. Esta última, inclusive, precisa ser avaliada, pois não pode houver nenhum tipo de contaminação na água. Não vamos correr risco. A oftalmologia feminina, a ortopedia e a ala de cirurgia plástica e torácica também foram prejudicadas", informou.

De acordo com o reitor, as alas de nefrologia e hemodiálise vão precisar de uma avaliação mais rigorosa. "Em 10 dias vamos saber que medidas precisarão ser tomadas."

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, autorizou o início dos trabalhos de recuperação da estrutura assim que a perícia for concluída. "Agora é hora de investir na recuperação urgente do almoxarifado e nas partes que sofreram danos", ressaltou Cabral.

"Estou com crédito orçamentário livre para fazer todas as reforma s e consertos necessários. Assim que a perícia autorizar, imediatamente vamos reconstruir. Ao mesmo tempo, eu autorizei, por apoio do governador, que se adquira todos os insumos necessários para a manutenção do hospital", garantiu o reitor.

Almoxarifado provisório
O reitor da Uerj disse que será instalado um almoxarifado provisório até que a estrutura danificada pelo incêndio seja reconstruída. Ele funcionará temporariamente na quadra de esportes recém-reformada da instituição.





Fonte: TERRA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/47332/visualizar/