Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 31 de Outubro de 2013 às 12:30

    Imprimir


Os dez anos da criação, por parte do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do programa Bolsa Família, celebrados por Lula e Dilma Rousseff esta semana em cerimônia no Palácio do Planalto, foram lembrados pelo deputado federal Ságuas Moraes (PT-MT).

Em discurso no plenário da Câmara, o parlamentar petista destacou os números alcançados pelo maior programa de transferência de renda do país, que segundo dados do IPEA já tiraram mais de 30 milhões de pessoas da extrema pobreza.

Segundo ele, mais de 13,8 milhões de famílias, o que equivale a 50 milhões de brasileiros, são beneficiados atualmente com o recebimento de dinheiro por meio de um cartão que é entregue mensalmente aos chefes da família, em sua maioria mulheres.

Para nós é extremamente gratificante saber que é difícil encontrarmos um brasileiro que não é afetado direta ou indiretamente pelo programa.

Ságuas Moraes destacou os impactos causados nas áreas da saúde e educação tendo em vista que o pagamento do benefício é condicionado pela frequência escolar de crianças e jovens e pela atenção à saúde que é cobrada das gestantes para evitar a mortalidade infantil.

Citando dados apresentados pela ministra Teresa Campelo, mais de cinco milhões de crianças com até sete anos de idade estão com a vacinação em dia. Para esta faixa etária, houve redução de 19,4% na mortalidade infantil entre 2004 e 2009, sendo 46% de redução nos casos de diarreia e 58% por desnutrição.

Na educação, 15,1 milhões de alunos passaram a ter frequência escolar acompanhada a cada dois meses.

O parlamentar lembrou ainda que desde 2011, com a entrada em vigor do programa Brasil Sem Miséria, o governo se comprometeu a pagar pelo menos R$ 70 para pessoas incluídas cadastro único de programas sociais.

Ainda segundo dados do MDS, o valor real do Bolsa Família teve um aumento real de 55% entre 2010 e 2013 e o benefício entre os mais pobres crescem 102%.

Com investimento anual de R$ 24 bilhões, o Bolsa Família retirou 36 milhões de brasileiro da extrema pobreza. Destas, 22 milhões saíram com o apoio do Plano Brasil Sem Miséria, instituído em 2011.

“São 0,46% do PIB que se traduzem em políticas para reduzir a pobreza. De acordo com o IPEA, para cada real investido do programa estimula o investimento de 1,78% do PIB”, afirmou ao lembrar o prêmio concedido pela Associação Internacional de Seguridade Social ao Bolsa Família por sua contribuição na redução da pobreza.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/5675/visualizar/