Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 03 de Fevereiro de 2012 às 11:39
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


   O diretório municipal do PTB de Cuiabá resolveu destituir o vereador Clovis Hugueney, o Clovito, do cargo de líder do partido no Legislativo cuiabano e ainda vai sugerir ao prefeito Chico Galindo que o tire da vice-liderança do Executivo na Câmara. Trata-se de uma reação dura ao comportamento do parlamentar que, de forma açodada e contrariando orientação partidária, anunciou apoio ao projeto de candidatura à sucessão municipal do empresário Mauro Mendes, que é do PSB e considerado um dos opositores à gestão Galindo.

   O processo em defesa de punição branda, por enquanto, a Clovito é conduzido pelo ex-vereador e dirigente do PTB na Capital, Dilemário Alencar, secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Na próxima semana, a Executiva petebista definirá quem será o próximo líder da bancada, composta por cinco vereadores: Clovito, Júlio Pinheiro, Néviton Fagundes, Totó Cesar e Marcus Fabrício, hoje no posto de vice-líder. Já na liderança do Palácio Alencastro na Câmara segue Everton Pop.

   Dilemário explica que Clovito vem agindo com rebeldia e atropelando etapas. Lembra que o parlamentar ignorou o pleito do partido e não assinou o pedido de CPI para investigar a Rede/Cemat, suspeita de cometer irregularidades nos cálculos sobre a dívida da Sanecap, e ainda vem declarar publicamente apoio à pré-candidatura de Mendes. "Ele (Clovito) não tem respaldo do partido (PTB) para agir assim. Aliás, sempre teve apoio da direção do PTB e do prefeito, tanto que foi nomeado líder da bancada e vice-líder do Executivo, mas o comportamento dele é de confronto com o partido é com o governo", critica Dilemário. Observa ainda que Clovito, apesar de convocado, não comparece às reuniões do partido. Avalia que, na Câmara, o vereador não defende as boas ações da administração municipal.

   Sendo assim, a direção anuncia que Clovito não tem mais autonomia política para ser o líder do partido. "O Clovito vem agindo como espécie de quinta coluna dentro do PTB". Segundo Dilemário, o parlamentar tem conhecimento do planejamento estratégico da legenda, de desenvolver ações até a convenção, já marcada para 30 de junho, quando definirá os candidatos a vereador e o nome que apoiará para prefeito. Até lá, diz o dirigente, o PTB vai defender, especialmente junto aos vereadores, a reeleição de Galindo, apesar deste enfatizar que não será candidato.

   Obras e expectativas

   Dilemário enfatiza ter motivos de sobra para seguir no trabalho de convencimento. Considera que a gestão Galindo está fazendo o "dever de casa". Diz que a prefeitura agora tem capacidade de investimentos graças a medidas austeras de controle do gasto público e, por outro lado, destaca "várias obras" que serão executadas neste ano. Cita o Poeira Zero, com investimentos de R$ 60 milhões para asfaltar e recuperar ruas de 25 bairros. A aposta do prefeito nesse programa é tanta que vai desmembrar a secretaria de Infraestrutura, criando a pasta de Obras para ter foco no Poeira Zero, enquanto o Serviços Urbanos cuidará da conservação da cidade, com mais de 70 máquinas pesadas e 700 homens no trabalho de limpeza.

   O secretário e presidente do PTB afirma ainda que, quanto à concessão da Sanecap, a partir de março começam as obras de saneamento para levar água aos bairros. Destaca investimentos para melhorar outros setores, como a saúde. Adianta que a gestão Galindo fez recapeamento de 80 km e prevê mais 100, "algo nunca visto" e aposta na política de comunicação para difundir essas ações junto à população. Com esses prognósticos, Dilemário Alencar acredita que em maio, do ponto de vista eleitoral, o prefeito Galindo estará com uma melhor popularidade e fortalecido, o que pode motivá-lo a disputar as eleições. "Precisamos nos fortalecer e entendo que o prefeito está certo quando diz que não será candidato porque o foco dele é a administração, mas a regra é para a militância e nossos parlamentares defender a gestão e contrapor ataques eleitoreiros da oposição.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/60479/visualizar/