Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Quinta - 17 de Outubro de 2013 às 21:50

    Imprimir


Operação da Polícia Civil, Polícia Militar e Delegacia Especializada dos Adolescente (DEA) apreendeu 15 adolescentes infratores. Foram expedidos um total de 32 mandados de busca e apreensão. Deste , total, 22 já foram cumpridos.

A ação, que vem sendo cumprida desde quarta-feira (16),  atinge as regiões dos bairros São João Del Rei e Pedra 90.  Conforme a assessoria de imprensa da Polícia Civil, as ordens de busca e apreensão dos menores são resultados de investigações e procedimentos da Delegacia do Adolescente de atos infracionais graves, como latrocínio, homicídio, tráfico de drogas e roubo, cometido por adolescentes. “O delegado ao final do procedimento representa pela o mandado e agora eles estão sendo localizados para o cumprimento. Eles serão encaminhados ao Centro Socioeducativo”, disse o delegado da Especializada, Eduardo Botelho.
 
De acordo com o delegado titular da DEA, Paulo Alberto Araújo, os procedimentos são dos últimos três anos, em andamento na Vara da Infância e Juventude. “São adolescentes que se ausentaram do processo”, explica. “Temos caso de jovens adultos presos que praticaram a infração quando menor”, completa.
 
Conforme Araújo, 60% dos adolescentes encaminhados à Delegacia do Adolescente são reincidentes na prática de atos infracionais. “Aqui na [DEA] identificamos o futuro marginal. Se a gente não consegue nada com ele até os 17 anos, aos 18 vai para a marginalidade e vai fazer parte da população de um presídio”, destaca o delegado.
 
Dados da Delegacia revelam que o número de jovens infratores envolvidos em crimes violentos é cada vez maior. “Os adolescentes são mais violentos, primeiro porque não têm tanto medo da Justiça quando o adulto, que sabe que a pena será majorada. O adolescente sabe que o máximo será 3 anos”, explica o delegado.

No primeiro semestre de 2013, passaram pela Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), da Polícia Judiciária Civil, 334 menores que cometeram infrações na Capital, 20 a mais no mesmo período de 2012, que registrou 314 menores envolvidos em delitos. Entre os principais atos infracionais está o tráfico de drogas, porte de drogas para o consumo e o roubo. Este último cometido, na maioria, com emprego de violência, grave ameaça e arma de fogo.
 
Até o dia 30 de junho deste ano, a Especializada havia instaurado 843 procedimentos de investigação de ato infracional para apuração de crimes e contravenções penais cometidos por menores.
 
Participaram da operação 25 policiais, entre civis da Delegacia do Adolescente, e militares da Base Comunitária do Pedra 90. (Com assessoria)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/6659/visualizar/