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Domingo - 06 de Novembro de 2011 às 19:31
Por: Leandro J. Nascimento

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O processo licitatório pelo qual serão definidos os responsáveis para instalação de balanças de pesagem nas rodovias federais de Mato Grosso, com objetivo de coibir o excesso de peso na malha federal, ficou para 2012. De acordo com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no estado, Luiz Ehret, o edital será revisto, mas depende de uma decisão da autarquia em Brasília (DF) para que seja novamente colocado à disposição dos interessados. Neste ano, os editais chegaram a ser publicados, mas em razão da crise política que motivou a saída da cúpula do DNIT na capital federal e também do Ministério dos Transportes, todo processo foi suspenso.

“O edital chegou a ser publicado, mas agora será revisto. Ele será revisado para o ano que vem”, declarou o superintendente, ao G1. O projeto inicial do governo federal contemplava o estado com seis Postos de Pesagem de Veículos (PPV). Os PPVs fazem parte da segunda etapa do Plano Diretor Estratégico de Pesagem e que para o país previa a construção de 161 postos pelos estados, com investimento de R$ 1,1 bilhão.

Atualmente, estão em operação dois postos de pesagens em Mato Grosso. O primeiro no quilômetro quatro da BR-174 em Cáceres, a 250 quilômetros de Cuiabá, e o último na Serra de São Vicente. Os vencedores do certame, de acordo com o departamento, serão contratados para construírem os espaços, instalarem os equipamentos necessários, efetuarem a manutenção nos pontos e operarem o sistema de pesagem por um período de cinco anos.

No edital lançado este ano, as obras em Mato Grosso integravam o lote de número 1 de 14 previstos. Na lista dos municípios beneficiados estavam Rondonópolis, Diamantino, Nova Mutum e Primavera do Leste, distantes 218 quilômetros, 209 quilômetros, 269 quilômetros e 239 quilômetros da capital.

A segunda etapa do Plano de Pesagem aponta a criação de postos nas rodovias BR-163, 174 e 070. De acordo com a proposta, na BR-163 serão três. Um localizado no quilômetro 128, entroncamento MT-483 (Anel Rodoviário Rondonópolis) com o entroncamento MT-270, no sentido Rondonópolis-Jaciara (Km inicial 128,70 e Km final 134,80).

Outro ponto programado na rodovia será no quilômetro 50.10, entroncamento MT-240 com a BR-364/MT-010/240 (Posto Gil), sentido Nova Mutum a Lucas do Rio Verde, no município de Diamantino. Para a mesma rodovia está prevista ainda a instalação de um posto no quilômetro 611.30, Nova Mutum-entroncamento MT-235 (P/São José do Rio Claro), sentido Lucas do Rio Verde a Nova Mutum, em Nova Mutum.

Na BR-174 a proposta previa um posto no Km 217.80 (entroncamento MT-247 ao entroncamento MT-246/473 - Pontes e Lacerda), sentido Porto Esperidião a Pontes e Lacerda, em Pontes e Lacerda. Já para a BR-070 serão dois pontos: ambos no km 289. Em um deles, abrange o entroncamento MT-130 (P/Alto Coité) ao entroncamento MT-454, sentido Primavera do Leste ao entroncamento da BR-163, em Primavera do Leste.

O outro é correspondente ao entroncamento MT-130 (P/Alto Coité)-entroncamento MT-454, mas com sentido inverso, isto é, do entroncamento BR-163 a Primavera do Leste, também nesta última cidade.





Fonte: Do G1 MT

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