Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 01 de Novembro de 2011 às 03:20
Por: Marcos Lemos

    Imprimir


A polêmica política de incentivos fiscais para atrair novos investidores para Mato Grosso voltará a ser palco de audiência pública realizada pelos deputados estaduais no próximo dia 11 de novembro atendendo a pedido do deputado Carlos Avallone (PSDB) um dos maiores incentivadores dos benefícios desde que os mesmos sejam tratados com mais transparência e resultados pelas autoridades estaduais.

Há vários anos os incentivos fiscais são apontados como um dos grandes gargalos da arrecadação de impostos, principalmente o ICMS, que é a maior fonte de renda de Mato Grosso e dos municípios, mas o Governo do Estado nega essa versão e aponta que sem os incentivos as grandes indústrias não se instalariam em Mato Grosso e a agregação de valor na produção do agronegócio não aconteceria remetendo o Estado a condição de mero produtor primário.

"Minha intenção é explicar o que são os incentivos, como funcionam e a necessidade de se ampliar os benefícios de maneira igual, desde que as coisas sejam tratadas com transparência", explicou o deputado Carlos Avallone (PSDB), lembrando que Mato Grosso ocupa posição de destaque no cenário nacional e internacional porque lá trás foram concedidos benefícios fiscais que não são proibitivos, pelo contrário, comparando números são mais do que positivos.

"Acho que os incentivos devem primeiro de tudo ser discutido e posteriormente entendidos. Ouve-se muita coisa que não condiz com a realidade e com os fatos", frisou o deputado lembrando que participará da mesma o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Valter Albano e do auditor substituto de conselheiro, Luiz Henrique Lima que atendendo a pedido da Assembleia Legislativa preparou todo um estudo para demonstrar o que pode e o que deve ser melhorado em relação as concessões feitas.

Também participará da audiência pública o secretário de Indústria, Comércio e Mineração, Pedro Nadaf incentivador dos benefícios e que tem números mais do que convincentes de que sem os incentivos Mato Grosso estaria numa condição econômica bem diferente da realidade de hoje. "Não estariamos nem entre os maiores produtores de grãos", frisou o secretário apontando que em depoimentos os empresários de grandes grupos já admitiram que o incentivo fiscal concedido pelo Estado, aliado com a produção de matéria-prima e da excelente posição econômica do Estado são os incentivadores da vinda dos mesmoas para o Estado.

Confirmaram ainda presença os representantes da indústria, do comércio e de vários segmentos que desejam discutir os benefícios e buscar resposta para uma série de questões desconhecidas. "É aqui que o Estado peca no seu papel, em não explicar e levar para toda sociedade os benefícios que vieram com os incentivos concedidos", disse Carlos Avallone.





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/70633/visualizar/