Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 26 de Outubro de 2011 às 11:13
Por: SANDRA COSTA

    Imprimir


Em sessão plenária nesta terça-feira (25.10), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), afirmou que ainda continua com dúvidas com relação à Lei Boliviana 133/11, de “Saneamento Legal de Veículos”. O discurso em plenário do parlamentar aconteceu logo após a reunião de Colégio de Líderes, que teve a presença da consulesa boliviana em Cuiabá, Patrícia Valdez Munguía. A legislação foi duramente questionada pelo deputado Emanuel Pinheiro devido a suspeita de legalização no país vizinho de veículos brasileiro roubados.

A maior dúvida é com relação ao artigo 2 º da Lei 133/11, que oportunizou em junho deste ano, durante 15 dias, o cadastro de veículos estrangeiros. Segundo a consulesa, o procedimento não foi feito visando à regularização de veículos com alguma pendência, e sim, para pagamento de impostos. “Foi verificado um grande número de carros com placas de outros países. Mas, foi apenas durante 15 dias”, afirmou.

A representante boliviana explicou ainda que uma lista com dados de aproximadamente dois mil veículos brasileiros foram encaminhados à polícia boliviana, à época do cadastramento. “Estes carros que foi constatado alguma pendência documental, ficaram retidos na alfândega”. Afirmou que, após o cadastramento, uma equipe técnica da polícia brasileira esteve durante 10 dias no país vizinho. Porém, Patrícia não soube responder à Imprensa quantos veículos irregulares foram encontrados e nem quando eles serão devolvidos ao Brasil.

A consulesa disse que a Lei 133/11 foi prorrogada até novembro apenas para que seja feita a entrega de documentos e demais cumprimento de questões administrativas. Ela reconheceu o acordo firmado com o Brasil, regulamentado em 2006 pelo Congresso Nacional, com vigência no mesmo ano, que previa repatriamento de veículos roubados e falou do comitê integrado por países como o Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina, que é encarregado de questões de maior abrangência, como o combate ao crime organizado. “A integração é fundamental para os dois povos que são parceiros e trabalham perto como irmãos maiores”, destacou. 

Questionada sobre a identificação de José Luiz Fuentes, que teria se passado por cônsul da Bolívia em Cuiabá e se reunido com deputados estaduais Walter Rabello e Emanuel Pinheiro, Patrícia Valdez disse que Fuentes é um agente do consulado boliviano que trabalha na prática diplomática. “O meu antecessor deixou o cargo de cônsul em setembro de 2009. Eu assumi como consulesa em agosto deste ano. Neste intervalo, quem ficou como representante do consulado da Bolívia foi José Fuentes”, explicou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/71294/visualizar/