Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 18 de Outubro de 2011 às 07:59
Por: RENATA NEVES

    Imprimir


José Luiz Siqueira/Assessoria
Dirigentes do DEM se reuniram ontem pela manhã e informaram que ficarão independentes quanto à gestão Silval
Dirigentes do DEM se reuniram ontem pela manhã e informaram que ficarão independentes quanto à gestão Silval
O Democratas (DEM) decidiu assumir uma postura de independência em relação à gestão do governador Silval Barbosa (PMDB). O anúncio feito ontem pela Executiva do partido é reflexo da saída do secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga, que trocou a sigla pelo PSD.

Com a dissidência de Fraga, o DEM perdeu a única secretaria que possuía e deixou de compor a base de sustentação de Silval. Apesar de o cargo ter sido oferecido pelo chefe do Executivo ao partido após semanas de negociações, o senador Jayme Campos afirmou que a legenda não indicará ninguém para substituir Fraga e também não cobrará outra pasta.

“Na verdade, a Secretaria de Agricultura nunca pertenceu ao DEM. O governador fez um convite pessoal ao José Domingos Fraga para contemplar seu suplente, Gilmar Fabris, com uma vaga na Assembleia. A medida foi uma forma de retribuir o apoio dado por Fabris durante a campanha de 2010”, ressaltou.

O senador garantiu, no entanto, que continuará à disposição do governador para articular a liberação de recursos para o Estado junto ao governo federal.

O presidente estadual do DEM, Dilceu Dal’Bosco, disse que o partido voltou a assumir a posição que ocupava antes de compor o governo. O dirigente partidário lembrou que a decisão de integrar o staff de Silval foi tomada pela maioria dos filiados, contrariando a opinião de alguns, como dele próprio, que se opunham à composição. A falta de consenso sobre o assunto se deve à intenção do partido de lançar Jayme Campos como candidato da sigla ao governo do Estado em 2014.

Durante a reunião, os líderes democratas condenaram novamente a atitude de Fraga, que deixou o partido sem fazer nenhum comunicado. O senador Jayme Campos disse que faltou respeito por parte do gestor, que deveria ter avisado sobre sua intenção antes de formalizar a troca. “Até hoje não recebemos nem mesmo uma ligação dele para falar sobre o assunto”, comentou.

Ontem, Silval Barbosa confirmou que José Domingos Fraga será mantido em sua equipe. O ex-democrata decidiu permanecer no staff do peemedebista após receber a garantia de que os recursos destinados à secretaria serão ampliados de R$ 23 milhões para R$ 30 milhões em 2012. Contudo, deixou o cargo à disposição do governador e aguardava posicionamento do DEM sobre o comando da Pasta.

Com a decisão, o governador perde o apoio do DEM, mas ganha um importante aliado, o PSD, que ressurgiu em Mato Grosso com grande força, resultado do poder de articulação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva. Além de José Domingos, o staff de Silval conta ainda com o vice-governador Chico Daltro, que preside o partido em nível estadual e com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/72274/visualizar/