Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 17 de Outubro de 2011 às 16:49
Por: KATIANA PEREIRA

    Imprimir


Divulgação
Jovelino, que morreu após cirurgia; no destaque, os médicos Hiuri Dutra e Jairo Bertinet
Jovelino, que morreu após cirurgia; no destaque, os médicos Hiuri Dutra e Jairo Bertinet

A família do radialista Jovelino Teixeira, 34, acusa os médicos Jairo Bertinetti e Hiury Dutra de terem cometido um erro fatal, durante uma cirurgia para a retirada de apêndice. Os dois profissionais são alvos de um inquérito da Polícia Civil.

Prontuários médicos apontam que uma compressa (pedaço de gaze) foi esquecida dentro do abdome do paciente. O caso ocorreu em Matupá (695 km ao Norte de Cuiabá).

Segundo prontuário do Hospital Municipal, Jovelino deu entrada na unidade de saúde em 26 de junho passado. O paciente reclamava de muitas dores abdominais e na coluna. Em 27 de julho, o prontuário aponta que Jovelino teve significativa melhora, não se queixando mais das dores que antes o incomodavam.

O médico Hiury Dutra assina o prontuário, relatando que o paciente não apresentava dores e que também foi observada inexistência de aumento abdominal. Mesmo com a melhora do paciente, o médico indicou a realização de uma cirurgia. Ainda no dia 27, Jovelino foi submetido a uma ultrassonografia.

O exame constatou a existência de um processo inflamatório na fossa ilíaca direita. O médico, então, diagnosticou o caso como sendo apendicite e prescreveu a realização de uma cirurgia.

O procedimento foi realizado no dia 28 de setembro, pelo médico obstetra Jairo Bertinetti, com o auxilio do próprio Hiury Dutra. O paciente deveria ter alta cinco dias depois da cirurgia.

Já no dia seguinte ao procedimento, em 29 de julho, o homem passou a reclamar de dores no abdome e noutras parte do corpo. Ele apresentava vômitos, febre e dificuldades para respirar. Em 30 de julho, o quadro médico do radialista se agravou.

Familiares pediram transferência de Jovelino para o Hospital Regional de Colíder, já que a enfermidade havia evoluído para infecção generalizada. Assim que deu entrada na unidade de saúde, o paciente foi submetido a uma nova cirurgia. Para a surpresa da equipe médica, foi percebido que o apêndice inflamado não havia sido retirado na cirurgia anterior.

Além disso, o relatório médico aponta que foi encontrada uma compressa dentro da cavidade abdominal do paciente. Jovelino também apresentava peritonite fecal - havia vazamentos de fezes na região do intestino.

Internação na UTI

Os médicos que atenderam Jovelino em Colíder fizeram uma limpeza e lavagem no local da cirurgia realizada em Matupá e constataram que havia fazes espalhadas em todo o abdome. Também foi feita uma cirurgia reparatória e o paciente foi conduzido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde ficou internado por 47 dias, vindo a falecer em 26 de setembro.

Inquérito policial

O delegado da Polícia Civil de Colíder (650 km ao Norte da Capital), Sérgio Ribeiro, informou ao MidiaNews que foi aberto um inquérito, no dia 27 de setembro, para investigar o caso.

"Abrimos um inquérito. Ao que tudo indica, houve, sim, um erro médico. Temos laudos do Hospital Regional de Colíder e fotos que mostram que foi encontrado um objeto estranho dentro do corpo da vítima - na verdade, uma compressa. Vamos analisar todos os laudos e, caso fique comprovado o erro médico, os profissionais serão autuados por homicídio culposo", disse o delegado

Segundo ele, ainda não há uma data definida para a conclusão do inquérito.

"Trabalhando normalmente"

Ao MidiaNews,  a secretária de Saúde de Matupá, Ana Campos, minimizou a ocorrência, e negou saber da existência de um inquérito policial que apura o caso.

Ela disse à reportagem que não sabe de nenhuma irregularidade no atendimento prestado à Jovelino. E acrescentou ainda que os dois médicos envolvidos o caso continuam "trabalhando normalmente".

"Eu não estou sabendo de nenhum inquérito, fiquei sabendo disso agora. Mas, posso dizer que, se houve erro, não tenho competência para dizer nada sobre o assunto. Eu não sou médica, sou administradora. Não fui avisada de nenhum erro médico nesse caso. Pelo que me falaram, esse paciente tinha alguma enfermidade, que ocasionou a morte", disse.

Outro lado

A reportagem tentou contato com os dois médicos citados na reportagem, mas não conseguiu localizá-los, até a conclusão dessa reportagem.

O prontuário assinado pela médica Renata Okabe relata os procedimentos realizados no Hospital Regional de Colíder e avisa que foi encontrado uma compressa no abdome de Jovelino.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/72345/visualizar/