Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 14 de Outubro de 2011 às 07:06

    Imprimir


Um projeto piloto que está sendo desenvolvido em Mato Grosso será apresentado no 2º Congresso Brasileiro de RFDI, evento que será realizado em Búzios, no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 21 de outubro. Trata-se do Sistema de Monitoramento e Rastreamento Eletrônico Florestal, lançado em agosto do ano passado, durante a sétima edição do Promadeira, em Sinop.

O projeto de manejo florestal eletrônico desenvolvido por meio parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira (Cipem) e o Instituto Ação Verde, utiliza chips de RFID (Identificação por rádio frequência), desenvolvidos pela empresa Tecnomapas. Os chips foram implantados, em 2008, em 2.5 mil árvores, numa área de 100 hectares, na fazenda Carandá, no município de Nova Mutum (264 Km ao norte de Cuiabá) com investimento inicial de R$ 110 mil.

A iniciativa pioneira permitirá no futuro que o órgão ambiental monitore a floresta eletronicamente e de forma remota desde a exploração ao transporte da madeira até as madeireiras. (W.S)





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/72750/visualizar/