Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 10 de Outubro de 2013 às 13:18

    Imprimir


O líder da Minoria, deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) protocolou hoje (09), junto à Mesa Diretora da Câmara um requerimento no qual solicita informações ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a respeito do uso de helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF), pela ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), em missões oficiais em sua base eleitoral, Santa Catarina.

No documento o parlamentar solicita a planilha de deslocamento informando as respectivas datas em que o helicóptero foi utilizado no período de 2011 a 2013. Pede ainda a relação dos nomes das pessoas ou autoridades que viajaram na aeronave no período mencionado e os órgãos que foram atendidos.

A denúncia de mau uso do equipamento foi feita em matéria do jornal Correio Braziliense, publicada na terça-feira (08). Segundo o texto, Salvatti usou justamente a aeronave destinada à remoção de pacientes graves resgatados em acidentes e tragédias naturais e que, conveniada ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência, (SAMU), era equipada com maca, tubo de oxigênio e materiais de primeiros socorros. Quando colocada à disposição da ministra, os equipamentos eram retirados e a escala de atendimento de urgência, suspensa.

Ainda segundo a matéria, as visitas de Ideli a diversos municípios de Santa Catarina não tinham relação alguma com as funções da pasta que ocupa. Foram 35 viagens em dois anos, 18 delas somente em 2013. As viagens da ministra seriam, segundo o Correio Braziliense, para reforçar a sua imagem junto ao eleitor catarinense diante da possibilidade de concorrer ao Senado em 2014.
“Estamos diante de mais um escândalo que precisa ser apurado. Não podemos conceber a ideia de suspender uma escala de atendimentos de urgência e emergência de uma aeronave para que ela atenda aos caprichos de uma ministra em descarada campanha eleitoral”, disse Leitão.

Punição – Nilson Leitão também registrou junto à Mesa, pedido de providência em relação à requerimento apresentado em 2 de julho ao ministério da Saúde e que não foi respondido pelo titular da pasta, ministro Alexandre Padilha. O requerimento à época pedia informações a respeito de contratos assinados pela pasta através da Subsecretaria de Assuntos Administrativos do ministério. O regimento interno da Câmara determina que “a recusa ou o não atendimento aos pedidos de informação formulados à Ministro de Estado, importa em crime de responsabilidade”.
________________________________________

Nilson Leitão intermedeia diálogo sobre criação de reserva em Luciara, no Mato Grosso
Líder da Minoria acompanhou comitiva em audiência no Instituto Chico Mendes, em Brasília

Conforme combinado em reunião no município de Luciara no último dia 29 de setembro, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) acompanhou uma comitiva de autoridades em audiência pública, em Brasília, com Roberto Vizentin, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A pauta do encontro foi o estudo feito pelo órgão, vinculado ao ministério do Meio Ambiente, para criar, em Luciara, na Região Araguaia, uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS).

A possibilidade de criar a reserva com extensão territorial de 110 mil hectares começou a ser discutida há 10 anos, durante o “Festival das Águas do Araguaia”. Os contrário à ideia, incluindo oito dos nove vereadores do município, alegam que o processo todo vem sendo conduzido de cima para baixo, sem consultar ou diretamente envolvidos na questão e de forma fraudulenta, ao colher assinaturas em eventos governamentais, validando-as em favor da reserva.

Nilson Leitão, que tem buscado o diálogo também nas demarcações de terras indígenas, disse que a conversa franca e objetiva, evita conflitos. "Buscamos abrir aqui um espaço para que o assunto possa ser discutido de forma democrática. No dia 22 de novembro haverá uma audiência pública em Luciara onde as autoridades, a população e o ICMBio terão a oportunidade de expor cada qual a sua razão e a partir de então, encontrar a solução para a questão", frisou o parlamentar.
A audiência em questão foi solicitada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, provocado pela onda de protestos na cidade.

O presidente do Instituto Chico Mendes, Roberto Vizentin, parabenizou a iniciativa de Leitão e disse que vai buscar resolver a questão ouvindo os envolvidos, apurando as denúncias e abrindo processos administrativos, se for o caso. Vizentin também adiantou que participará da audiência em Luciara, mês que vem.
Da audiência no ICMBio participaram também o deputado federal Valtenir Pereira (PROS), deputado estadual Dilmar Dal´Bosco (DEM), o prefeito de Luciara, Fausto Azambuja Filho e sua comitiva.
________________________________________

Instalada Frente Parlamentar de Combate ao Câncer. Leitão, adere

União de forças com entidades e hospitais busca ampliar políticas públicas para vencer a doença

Foi instalada na tarde desta quarta-feira (09) na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar de combate ao Câncer, um grupo de deputados que pretende aperfeiçoar a legislação e as políticas públicas de enfrentamento da doença, em parceria com instituições e hospitais da área.
 
A coordenação da frente será composta pelos deputados: Ruy Carneiro (PSDB-PB), presidente; Margarida Salomão (PT-MG), 1ª vice; Keiko Ota (PSB-SP), 2ª vice; e Alexandre Roso (PSB-RS), 3º vice.
Nilson Leitão, que perdeu o pai, vítima da doença e que recentemente teve uma irmã também diagnosticada com câncer, aderiu ao grupo que entre coisas irá lutar pelo desenvolvimento técnico e científico no combate ao câncer através do investimento em pesquisas, formação médica, diagnóstico e, sobretudo, tratamento da doença.

Em Sinop - cidade que administrou por oito anos, Leitão ajudou na implantação de uma ala de oncologia no Hospital Santo Antônio. O trabalho começou em 2005 e contou com a ajuda do Lions Clube. Empossado deputado, conquistou, em dezembro de 2011, o credenciamento da unidade para atendimento pelo Sistema Único de Saúde e em maio do ano passado, conseguiu que o hospital fosse incluído no “Plano de Expansão de Radioterapia”, última etapa para que Sinop tenha um centro de referência no tratamento da doença, o Hospital do Câncer, para o qual também destinou R$ 700 mil, das emendas a que tem direito para ampliação dos leitos.

Atualmente o Hospital Santo Antônio, atende em média 200 pacientes por mês. Com o surgimento de quase uma centena de novos casos a cada 30 dias, o hospital chega a mais de dois mil atendimentos por ano entre quimioterapia, atendimento clínico e cirúrgico de toda a Região Norte de Mato Grosso.
________________________________________

Líder da Minoria quer fiscalizar programa “Mais médicos”

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), líder da Minoria na Câmara, apresentou na noite desta quarta-feira (09), durante a discussão dos destaques da MP 621/13 (Mais Médicos), o requerimento 8799/2013, para que a Câmara crie uma Comissão Externa de Fiscalização para o programa do governo federal.

Leitão justificou o pedido alegando que "Tendo em vista as nuances, dificuldades e peculiaridades que envolvem o Programa Mais Médicos, com a contratação de profissionais estrangeiros e brasileiros, sob condições específicas, e considerando que a Câmara tem a responsabilidade constitucional de acompanhar e fiscalizar as atividades do Poder Executivo e que há necessidade de assegurar um atendimento adequado à população brasileira por parte do programa, a comissão de fiscalização será um instrumento importante para garantir a eficiência e regularidade no funcionamento do programa”.
A comissão, segundo o requerimento apresentado por Leitão, não vai gerar qualquer ônus ao legislativo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/7311/visualizar/