Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 30 de Setembro de 2011 às 14:08
Por: Laís Costa

    Imprimir


Profissionais do sistema tecnológico terão mais uma oportunidade para participar do curso de Acessibilidade realizado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). Desta vez, a cidade de Nova Mutum receberá o curso, na Faculdade Uninova, nos dias 6 e 7 de outubro, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h. O curso terá 35 vagas e será ministrado pelo técnico em Edificações Givaldo Dias Campos, coordenador de Acessibilidade do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

Para Givaldo, "acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma população. Na engenharia e no urbanismo, a acessibilidade deve ser uma constante preocupação", afirma.

Com material próprio e inscrições gratuitas, o curso proporciona aos profissionais e estudantes do Sistema Confea/Crea que participam "uma mudança de atitudes e de visão tanto de projeto, execução e também de aplicação das normas e leis", avaliar o instrutor. O conhecimento das leis e normas relacionadas aos requisitos de acessibilidade para prédios e suas dependências são essenciais, para que os profissionais coloquem em prática e para que "entendam as implicações legais de suas atitudes", afirma.

As inscrições devem ser realizadas no site do Crea-MT.

Confira a programação do curso:


a) Conscientização profissional e social - a ética profissional voltada ao projeto e a construção de uma nova sociedade.
b) Legislação e normas técnicas - capacitação e instrumentação técnica sobre as legislações federais (10.048/00 e 10.098/00) e o decreto regulamentador (5.296/04).
c) Conceitos e Princípios - Desenho Universal, Acessibilidade e Mobilidade Urbana - voltados a eliminação de barreiras arquitetônicas em edifícios e no ambiente urbano.
d) Dimensionamento ergonômico - parâmetros antropométricos, módulo de referência e o Símbolo Internacional de Acesso (SIA).
e) Laboratório experimental - vivência prática das dificuldades cotidianas das pessoas com mobilidade reduzida dentro das edificações e vias públicas.

Critérios técnicos da ABNT NBR 9050 e normas correlatas:
Conceitos - Diversos tipos de Edificações e Habitações
Comunicação e sinalização
Acessos e circulação
Sanitários e vestiários
Mobiliário e vegetação
Equipamentos urbanos
Equipamentos de atendimento.
Artigos específicos na legislação federal

Critérios técnicos da ABNT NBR 9050, Código de Trânsito Brasileiro e normas correlatas:

a) Conceitos de Via Pública e Transporte;
b) Acessibilidade em vias públicas;
c) Calçadas e rebaixamento de guia;
d) Mobiliário urbano e estacionamento;
e) Comunicação e sinalização;
f) Sistemas acessíveis de transportes;
g) Artigos específicos na legislação federal;

Legislação - Responsabilidade Civil e criminal:

a) Constituição federal;
b) Lei federal 1048/2000;
c) Lei federal 1098/2000;
d) Decreto 5296/2004.

- Responsabilidade do autor do projeto, do executor, do prestador de serviços e do gestor.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/74511/visualizar/